Discussão:Estádio Nacional de Cabo Verde

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nome do estádio[editar código-fonte]

Por favor, não tomem atitudes precipitadas porque o estádio não mudou de nome. Por enquanto é apenas uma intenção. Aqui em Cabo Verde, essas coisas não acontecem de noite para o dia, por capricho de uma pessoa só. Cabo Verde é um Estado de direito e qualquer iniciativa do Governo tem de ser autorizada pelo Parlamento e ratificada pela Presidência e, neste caso, concertada com a Federação Cabo-verdiana de Futebol.

Prestem atenção no teor das notícias:

Por enquanto, tudo não passa de uma intenção. Ainda não foi emitido nenhum comunicado oficial, na imprensa cabo-verdiana nenhum jornal noticia isso como facto consumado, o sítio oficial do Estádio não mudou de nome. E é mais provável que essa proposta não seja levada avante após uma onda de contestação:

Tenham um pouco de paciência e esperem pelo menos uns dias para ver se, de facto, o estádio vai mudar de nome ou não.

Ten Islands (discussão) 19h47min de 7 de janeiro de 2023 (UTC)[responder]

TenIslands Então o Estádio Nacional de Cabo Verde ainda não mudou de nome? Acho bom que permaneça assim. Encontrei essa informação em um site português e fui conferir na página oficial do PM do vosso país.
Sou brasileiro e nem aqui essa notícia foi muito bem recebida (pelas pessoas não fanáticas por futebol).
Que renomeassem para alguma lenda do futebol local, nem o estádio que o Pelé jogou se chama "Estádio Pelé", o nome do estádio da cidade de Santos é "Estádio Urbano Caldeira" (Vila Belmiro é o bairro onde tal estádio fica)
Descobri há pouco tempo que o Aeroporto da Praia se chama Nelson Mandela, ele é muito importante para a história, mas porque não homenagear uma figura local como o Eugénio Tavares (conheço por causa da nota de 2000$00 escudos)? Bastewasket (discussão) 21h14min de 8 de janeiro de 2023 (UTC)[responder]


Bastewasket, a questão aqui não é discutir se estamos ou não de acordo com a mudança do nome. A questão é fazer um artigo da Wikipédia corretamente. Assim que o primeiro ministro comunicou a intenção de alterar o nome, a imprensa internacional precipitou-se em dar a notícia como facto consumado. Aqui em Cabo Verde, como eu já disse, nenhum meio da comunicação social disse que tal tinha acontecido, e muito menos alguma publicação oficial — o chamado “Boletim Oficial” de Cabo Verde. Há editores na Wikipédia que são ansiosos em dar seu contributo. Não há nada de mal nisso. Mas é preciso alguma prudência em citar certas fontes, mal não faz verificar a veracidade confrontando fontes diferentes.
Em relação ao aeroporto, o mal já está feito, não há muito a fazer. No entanto, no dia a dia, ninguém cá diz, correntemente, “Aeroporto Nelson Mandela”, no uso corrente nós continuamos a dizer “Aeroporto da Praia”.
Ten Islands (discussão) 21h24min de 9 de janeiro de 2023 (UTC)[responder]