Discussão:Estrutura vestigial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Função[editar código-fonte]

Se o apêncide vermiforme tem uma função, por que ele é apontado como sendo um "órgão vestigial"? Se ele possui grande irrigação sangüínea, o que ele possuí de "vestigial"? O apêndice vermiforme é um órgão com formato diferente dos outros apêndices no reino animal. Só isso. Cães, gatos, papagaios, peixes, anfíbios, todos têm apêndice.

Se ninguém questionar ou argumentar, irei retirar o Apêndice vermiforme da secção Órgão vestigial. --Jeremiasmezenga (discussão) 23h03min de 11 de novembro de 2009 (UTC)

Ahh, e mais: As fontes são de 1995! Ridículo.

Qual é a função do apêndice, então? E cite fontes para o que diz, por favor. GoEThe (discussão) 09h26min de 12 de novembro de 2009 (UTC)
Além disso, o apêndice deriva do fim do ceco bastante mais desenvolvido em outros animais. Pode ver aqui o artigo mais recente que discute as possíveis funções do apêndice [1]. Repare que isso não quer dizer que a função inicial do apêndice se mantém desde a sua origem. Pelo que o artigo que eu indiquei diz, há agora provas que o apêndice passou por várias fases durante a evolução dos mamíferos: surgiu independentemente duas vezes, foi perdido em alguns ramos, além de variação na sua forma e na ligação com o ceco. No caso dos seres humanos, parece que poderá ter alguma função na manutenção da flora intestinal, mas ainda não foi confirmado. GoEThe (discussão) 10h00min de 12 de novembro de 2009 (UTC)


1 - Aqui 2 - Aqui 3 - Aqui - Leiam os três.

Depois que os wikipedistas lerem os links que listei, irei apagar o apêndice vermiforme da lista de órgãos vestigiais. E o assunto morre por aqui. Ok? --Jeremiasmezenga (discussão) 17h11min de 12 de novembro de 2009 (UTC)

Em vez de estar sempre a sugerir apagar coisas, o que acha de somar ao que já está escrito, com as tais referências que citou. No artigo Apêndice vermiforme ficaria bem uma secção sobre a sua "função" mais desenvolvida. Repare que na primeira referência que sugeriu diz "...pode ter a função..." Isso quer dizer que ainda não foi comprovado por outros estudos independentes. Pelo que pude ler aqui também há várias questões que ainda não estão respondidas, nomeadamente porque é que pessoas que tiraram o seu apêndice não tem mais doenças do intestino por a sua flora intestinal não ser reposta pela presente no apêndice. GoEThe (discussão) 17h28min de 12 de novembro de 2009 (UTC)


Ah, esqueci-me deste: Scientific American Ahaha, esse "... pode ter a função..." diz no primeiro artigo. Você não leu os outros, como eu já pressupunha. Isso mostra a tamanha falta de dignidade. --Jeremiasmezenga (discussão) 17h56min de 12 de novembro de 2009 (UTC)

Irei apagá-lo da lista de órgãos vestigiais e colocar a função no artigo apêndice vermiforme. Simples.

Mais um link: Aqui --Jeremiasmezenga (discussão) 18h07min de 12 de novembro de 2009 (UTC)

Claro que li, o segundo é um press release da instituição que fez a investigação e o terceiro é praticamente igual a esse. Leu o que lhe mostrei? Esse até fala de estudos dos anos 80 que já indicavam uma possível função do apêndice. Mas como disse, ainda não há certezas quanto a ela. Quanto à minha dignidade, permita que eu trate dela por minha conta, não preciso que me indique faltas. GoEThe (discussão) 18h15min de 12 de novembro de 2009 (UTC)


Independente disso tudo, irei construir o tópico Função no artigo do apêndice. Depois julguem.

A referência da Scientific American é boa. --Jeremiasmezenga (discussão) 18h46min de 12 de novembro de 2009 (UTC)