Discussão:Extrema-direita/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tópico sem título[editar código-fonte]

O nazismo e o fascismo são ideologias de esquerda. Hitler elogiava os socialistas e comunistas e se declarava de esquerda, além de repudiar o capitalismo. Dizer que o fascismo é de direita é o mesmo que dizer que o comunismo é de direita pois ambos visavam tornar coletivo o trabalho e o lucro, estatizavam as empresas multinacionais, etc. A única diferença entre os dois é que o fascismo era nacionalista e o comunismo, pelo menos na URSS, era internacionalista, pois juntava várias nações. Esta falácia de que o fascismo é de direita foi inventada pela KGB, assim como muitas outras mentiras. Proponho mudar este texto um pouco. o comentário precedente não foi assinado por 189.27.170.220 (discussão • contrib.) Junius (discussão) 16h35min de 23 de janeiro de 2010 (UTC)

Mudança dia 23/01/2010 Fiz a mudança no texto, conforme pedido acima. o comentário precedente não foi assinado por Fito (discussão • contrib.) Junius (discussão) 16h28min de 23 de janeiro de 2010 (UTC)

Xiiii, isso vai dar o que falar. Trata-se de uma eterna discussão... O fato é que um sistema político pode ter tido origem na esquerda e terminar na direita, nada o impede. Acredito que o Fascismo de fato se originou como de esquerda, mas terminou como direita. Chamá-lo simplesmente de esquerda é reduzir a realidade a uma parcial visão, o que, sem dúvida, a deformará. Abraços, Junius (discussão) 16h23min de 23 de janeiro de 2010 (UTC)


Gostaria de saber porque o conteúdo que eu coloquei foi modificado. Alterei o conteúdo, sem eliminar conteúdo, o que é o espírito da Wikipedia.

O partido assumidamente neo-fascista italiano chamava-se "Movimento Social Italiano - Direita Nacional". Sim, o fascismo tinha um discurso anti-liberal e anti-capitalista; e daí? "Direita" não é sinónimo de "liberalismo" nem de "capitalismo" (muitos autores contra-revolucionários do século XIX também eram criticos da sociedade capitalista)--MiguelMadeira (discussão) 19h57min de 22 de novembro de 2011 (UTC)

Esse artigo não é de confiança. Quem o ler sente que parece que quem o fez está atacando partidos de extrema direita. Contém erros como citados acima. E logo no fim do 3º parágrafo, nota-se a forma como trata pessoas que são de extrema direita quando diz que são associados com xenfobia, racismo etc. Não recomendo esse artigo para pesquisa e deve ser revisado de forma imparcial. Ele não é neutro. o comentário não foi assinado por IP 191.250.90.184 • contrib.)

Anticomunismo x nazismo de direita?[editar código-fonte]

Esse texto sobre extrema direita tem de ser inteiramente editado. Há a necessitade de ser redigido conforme fatos históricos e comprovados, e não com ditos populares, propagados justamente por quem é contra a "direita". É fato que a direita é anticomunista, porém associa-lá a nazismo, é totalmente errônio, uma vez que Hitler era comunista e baseava suas ideologias políticas sobre um manifesto comunista, assim como vários outros ditadores. Existem diversas obras nacionais e internacionais comprovando tal fato. Por favor, corrigir o artigo por completo, há muita "desinformação".

Grato. Vinisleite (discussão) 11h57min de 8 de março de 2016 (UTC)

Citação: Hitler era comunista e baseava suas ideologias políticas sobre um manifesto comunista Epa, é só rir... Quintal 11h59min de 8 de março de 2016 (UTC)

O termo Nazismo (do alemão: Nationalsozialismus) designa a política da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945, o Terceiro Reich. O nazismo é freqüentemente associado ao fascismo, embora os nazistas dissessem praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo (oposta ao socialismo internacional e totalitário). O nazismo também é anticapitalista, antiliberal e racista.

A generalidade da esquerda rejeita que o nazismo tenha sido de fato socialista, apontando para a existência, ainda antes da tomada do poder por Hitler, de uma resistência comunista e socialista ao nazismo, para o carácter internacionalista do socialismo, totalmente oposto à teoria e prática nazista, e a manutenção, pelos nazistas, de toda a estrutura capitalista da economia alemã, limitada apenas pelas condicionantes de uma economia de guerra e pela abordagem àquilo a que os nazistas chamavam a questão judia. Porém esta questão é controversa, com alguns autores a referirem-se ao nazismo como uma forma de socialismo, apontando para a designação do partido, para alguma da retórica nazista e para a estatização da sociedade. Ludwig von Mises argumenta, por exemplo: "O governo diz a estes supostos empreendedores o que e como produzir, a quais preços e de quem comprar, a quais preços e a quem vender ... A autoridade, não os consumidores, direciona a produção ... todos os cidadãos não são nada mais que funcionários públicos. Isto é socialismo com a aparência externa de capitalismo". O próprio Hitler chegou a afirmar, em um de seus discursos, que o nacional-socialismo era socialista não na forma tradicional de socialismo, mas sim interpretando o socialismo como "exaltação do social".

O ditador Adolf Hitler chegou ao poder enquanto líder de um partido político, o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, ou NSDAP). Os termos Nazi ou Nazista são acrônimos do nome do partido (vem de National Sozialist). A Alemanha deste período é também conhecida como "Alemanha Nazista" ("Alemanha Nazi" PE) e os partidários do nazismo eram (e são) chamados nazistas (nazis PE). O nazismo foi proibido na Alemanha moderna, muito embora pequenos grupos de simpatizantes, chamados neonazistas (neonazis PE), continuem a existir na Alemanha e noutros países. Alguns revisionistas históricos disseminam propaganda que nega ou minimiza o Holocausto e outras acções dos nazistas e tenta deitar uma luz positiva sobre as políticas do regime nazista e os acontecimentos que ocorreram sob ele. O mais destacado desses autores é o professor judeu Norman Finkelstein, autor do célebre livro A Indústria do Holocausto. Vinisleite (discussão) 12h27min de 8 de março de 2016 (UTC)

Citação: O nazismo também é anticapitalista, antiliberal Epa, é só rir... Dr. LooFale comigo 14h20min de 8 de março de 2016 (UTC)
Essa mensagem desse Vinisleite é uma piada de mal gosto, certo? Só pode ser. Favor ler Nazismo#Posição no espectro político. O povo sequer entende do assunto e já acha que pode opinar, rs. Chronus (discussão) 14h30min de 8 de março de 2016 (UTC)

Se você tem tanta razão Chronus, porque tem que apagar postagens refutando seu texto? Claro, sempre assim quando querem censurar a razão.comentário não assinado de Vinisleite (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 16h17min de 8 de março de 2016 (UTC) (UTC)

É só clicar nos links que indiquei no sumário da reversão para entender o porquê da sua edição ter sido revertida. Páginas de discussão são especificamente para discutir problemas no verbete em questão. Tentar usar este espaço como um fórum de discussões para atacar aqueles que discordam de você e como plataforma para divulgar os disparates pseudopolíticos que você acredita é algo completamente ilegal diante dos regulamentos desta comunidade. A propósito, como resposta ao seu questionamento, as "provas" de que o nazismo é uma expressão da extrema-direita estão nas várias fontes fiáveis presentes neste artigo, no verbete Nazismo (especialmente na seção posição no espectro político), em várias outras páginas deste projeto ou em qualquer livro sério sobre ciência política. Suas edições até agora caracterizam puro comportamento desestabilizador. Estamos em uma enciclopédia, não é um blog ultradireitista. Lembre-se disso. Sempre. E assine as suas mensagens. Chronus (discussão) 16h17min de 8 de março de 2016 (UTC)