Discussão:Fenícia/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 27 de julho de 2022 de Chronus no tópico Erros

Na verdade a Fenícia era uma Confederação comercial de Cidades Estado indepentendes.

Origem dos fenícios[editar código-fonte]

Segundo um livro sobre os fenícios da Editora Otto Pierre na Coleção "Grandes Civilizações Desaparecidas", tradução de um livro europeu, os fenícios resultam da mistura de 3 povos: 1-Giblitas - os antigos habitantes do povoado que viria a ser Biblos; 2- Cananeus, que eram um ramo da grande migração de amoreus que saíram da Península do Sinai e 3- um grupo que restou do conjunto dos Povos do Mar,indo-europeus que invadiram o Egito. Este grupo que juntando-se aos Proto-fenícios (giblitas + cananeus) formou o povo fenício seria constituído principalmente de cretenses. Ao que tudo indica os giblitas já eram produto de miscigenação. - Haroldo Pacheco da Silveira Santos, Curitiba-PR.


=

troqueio o título "Breve história" simplismente por "História", pois fica dentro dos padrões da wikipédia (além de evitar um erro de português) --Glauber K 20:04, 27 Abril 2007 (UTC)


" O nome Espanha vem de uma palavra fenícia…[editar código-fonte]

…que significa "costa de coelho". "

Costa de Coelho ou Costa DOS Coelhos?o comentário precedente não foi assinado por 189.24.18.220 (discussão • contrib.)

  • Fonte?-- Jo Lorib d 14h57min de 13 de Outubro de 2007 (UTC)

Antecedentes[editar código-fonte]

O trecho "… eram os gregos, que paradoxalmente, são uma de suas primeiras e mais importantes influências (principalmente os micênios) sociais e políticas …" contém flagrante equívoco : É indiscutível o antecedente creto-miceniano dos fenícios. Mas este é o mesmo antecedente dos gregos que, não são micênios (rectius "micenianos"). (aqui há de se ver a altura em que os fatos ocorreram (pois temos micênios contemporâneos)

Por isto, o certo é que gregos e fenícios, se influenciaram reciprocamente por que contemporâneos e embora concorrentes na mesma área (comércio marítimo) em cujos fundamentos ambas as civilizações foram influenciadas pela antecedente civilização creto-miceniana. Não há paradoxo algum.



Ligações externas[editar código-fonte]

Fenícios no Brasil?

Existe evidencia?

Essa informação é seria?

Se pelo menos citasse uma fonte para poder comparar.

Caso contrario, questiono a relevância da informação. o comentário precedente não foi assinado por 187.10.130.229 (discussão • contrib.) 08h13min de 19 de junho de 2009 (UTC)

Já foi corrigido. --Rui Silva (discussão) 08h13min de 19 de junho de 2009 (UTC)

Erros[editar código-fonte]

muitos erros de português. coelhoscoelho (discussão) 22h17min de 25 de abril de 2010 (UTC)

Está convidado a corrigi-los. --Rui Silva (discussão) 07h26min de 26 de abril de 2010 (UTC)

Alterei a data de dominação de Alexandre do séc. V a.c para IV a.c, visto que o império macedônico teve sua expansão apenas neste período...

Prezados, creio que há um erro no trecho "Apogeu: 1200–800 a.C."

Observem ao final, onde se encontra a citação dos centros urbanos fenícios, [Biblos, Tiro, Sídon, Simira, Arwad e Beirute (Berytus)] está escrito "Simira". Creio que é um erro, pois não tem nada a ver com a árvore brasileira que aparece no link.

Talvez fosse interessante corrigir o erro e o link. Não tenho muitos conhecimentos da história fenícia, mas creio que refere-se à cidade de Simyra [na atual Síria] e que foi importante centro comercial. A cidade também foi mencionada em outros textos como Sumur, Ṣimirra, Ṣumra, Sumura, Ṣimura, Zemar e Zimyra.comentário não assinado de 2804:6368:46:e700:208a:fb03:7e16:4b6d (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 02h44min de 27 de julho de 2022 (UTC) (UTC)