Discussão:Fraternidade Sacerdotal de São Pio X

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ARTIGO PARCIAL[editar código-fonte]

O Artigo está totalmente parcial e repleto de propaganda e apologia a FSSPX. Chegaram a publicar discurso do Arcebispo Marcel Lefebvre para justificar a postura da FSSPX e seu suposto "estado de necessidade da Igreja da Igreja" que justificasse as ordenações irregulares de seus 4 Bispos. Além disso sempre omitem na seção Controvérias os fatos negativos em relação a FSSPX como sua ligação ao grupos nazistas e outras facões de extrema direita, sua negação do holocausto e anti-semitismo. Além de tudo o artigo na versão atual contém muitos erros entre os quais destaca-se a afirmação de que a União Sacerdotal São João Maria Vianney é um grupo dissidente da FSSPX. Qualquer pesquisa histórica mostra que a União Sacerdotal não é produto da FSSPX, pois a mesma tem origem na Diocese de Campos e sua fundação deve-se ao Bispo Dom Antônio de Castro Mayer e somente em fase posterior os mesmos tiveram relações com a FSSPX, sem se unirem a eles. Portanto solicito aos editores da Wikipedia que revisem o artigo e comparem-no com a versão anterior mais sintética e imparcial e portanto mais realista pois está isenta de propaganda e apoio a ideologia lefebvrista.
comentário não assinado de 200.189.119.250 (discussão • contrib) Revisão das 13h41min de 20 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

Fiz questão de ler o artigo e não vi nele parcialidade alguma. Os princípios e relações da Sociedade com a Igreja Católica estão bem descritos e bem referenciados. Qual o problema em colocar a a citação do Arcebispo Lefebvre? Se acha que está parcial, edite e referencie, segundo sua visão, mas NÃO apague texto referenciado. Esteja avisado.
PauloMSimoes (discussão) 22h41min de 20 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

Falta de referencias[editar código-fonte]

Na seção "controversias" nao ha nenhuma referencia aos fatos expostos.
comentário não assinado de Ertgs (discussão • contrib) Revisão das 01h53min de 25 de abril de 2014 (UTC)[responder]

O ARTIGO EM GERAL[editar código-fonte]

O artigo está péssimo. Os factos parecem ser secundários, e as opiniões são abundantes. A FSSPX deve se definida, em primeiro lugar pelos estatutos de sua criação, pela intenção inicial proferida, e pela designação da autoridade que a instituiu (desta nem sequer vem referência).

Em todo o artigo notam-se "correntes" diferentes, por isso parece estarmos frente a uma manta de retalhos. Nota-se mão sedevacantista, nota-se mão modernista-conservadora, nota-se a mão dos pró-Bento XVI e dos anti-Bento XVI... Há informação FUNDAMENTAL que desaparece, e há desenvolvimentos surrealistas que chegam à fantasia. Muito do que aqui se encontra é "informação jornalística". Não se chega a entender quem é quem nem os motivos das coisas; por exemplo: como pode certo autor escrever que o Papa foi generoso ao remover excomunhões se é público que a FSSPX sempre tinha dito que as ditas excomunhões não são canonicamente sustentáveis?! Ora... o autor está a tomar partido a custo de saltar assuntos fundamentais, e isso chama-se PROPAGANDA.

Este artigo é uma propaganda ideológica, sem dúvida.
comentário não assinado de 2.82.16.80 (discussão • contrib) Revisão das 21h17min de 23 de junho de 2015 (UTC)[responder]

O artigo não está parcial. Há no artigo falas de bispos contrários à FSSPX. A situação canônica oficial da FSSPX que é irregular é evidente no artigo. Em nenhum lugar foi dito que o sermão de Dom Lefebvre seria para justificar a postura da FSSPX. As controvérsias sem fonte foram removidas e deixadas apenas as referenciadas. Na página não fala da União Sacerdotal Marcel Lefebvre.
comentário não assinado de Eaden (discussão • contrib) 17h02min de 20 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

Assunto colocado fora de contexto[editar código-fonte]

Ao meu ver, na seção História, o parágrafo Citação: A Fraternidade dá mostras de fidelidade a Roma, como a peregrinação à cidade eterna no Jubileu do ano 2000 e as orações diárias pelo Papa está sem contexto, dando a impressão que foi introduzido no artigo sem qualquer critério, truncando o assunto tratado. Além disso, fontes do Wordpress não são necessariamente fiáveis, pois é um blog, que pode ser criado por qualquer usuário, cuja autoridade poderia ser contestada, pelo menos quanto ao texto. No entanto, há o vídeo da EWTN que pode levar à desconsideração disto.
PauloMSimoes (discussão) 17h22min de 21 de agosto de 2015 (UTC)[responder]