Discussão:Frigorífico

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Em algumas regiões do Brasil a palavra frigorífico pode significar açougue (talho em Portugal), e aplica-se também aos refrigeradores não-domésticos. Ficheiro:Primer vuelo (para E.) - Transp.gif Saudações wikipecológicas, [[Usuário:Martiniano Hilário|<span title=Martiniano 16:35, 19 Maio 2006 (UTC)


Eu acho que caberia uma página de desembiguação, mais ou menos assim:

Frigorífico (refrigerador): Palavra usada em Portugal para nomear o que no Brasil se chama de geladeira ou refrigerador, e geleira em Moçambique e Angola.
Frigorífico (abatedouro): Palavra usada no Brasil para designar o que em Prtugal se chama Abatedouro.
Frigorífico (açougue): Palavra usada em algumas regiões do Brasil para designar açougue (br) ou talho (pt).
Lembrei-me de outra coisa. Acho que em pt também se usa a palavra refrigerador (Não tenho certeza). Caso esteja certo, poderia frigorífico ficar como página de desamb. e o conteúdo atual iria para refrigerador. Que lhes parece?


Aqui na wiki já se usa o termo refrigerador em diversos artigos, vejam. Ficheiro:Primer vuelo (para E.) - Transp.gif Saudações wikipecológicas, [[Usuário:Martiniano Hilário|<span title=Martiniano 16:57, 19 Maio 2006 (UTC)

Aparentemente, refrigerador é uma palavra ambígua, que tanto pode significar congelador, como geladeira, como ainda mais geral, uma máquina que produz frio - a tecnologia associada se chama refrigeração. Assim, eu acho melhor criar um frigorífico (desambiguação), pois dava para os três conceitos citados acima. (Ups, mais uma para criar...)--Rui Silva 14:12, 20 Maio 2006 (UTC)


Ah, pois, tens razão!!! Então vamos à desambiguação do frigorífico mesmo, que por sinal aos meus ouvidos, apesar de ouvir diariamente, continua não significando geladeira. hehehe. Bom, mas não sei se sei Hein? criar a tal desambiguação. Ficheiro:Primer vuelo (para E.) - Transp.gif Saudações wikipecológicas, [[Usuário:Martiniano Hilário|<span title=Martiniano 18:56, 20 Maio 2006 (UTC)

_______________________________________________________________

Sugiro que seja incluso no artigo um detalhe sobre as prateleiras da geladeiras domésticas:

Antigamente eram vazadas, pois o ar frio é mais pesado e tende a descer do congelador, que, via de regra, fica na parte de cima da geladeira. Enquanto isso, o ar que ficou mais aquecido por ter retirado calor dos alimentos sobe.

No entanto, hoje em dia as prateleiras não são mais vazadas, o ar circula por detrás da forração da geladeira. Com essa modificação, a circulação de ar ficou otimizada, pois todas os níveis da geladeira recebem um fluxo constante de ar frio. Com as prateleiras vazadas, caso fosse colocada uma bandeja na primeira prateleira, os níveis inferiores já ficariam prejudicados.