Discussão:Governo Dilma Rousseff/Arquivo/3

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Questão das subseções do artigo[editar código-fonte]

Esse é um artigo longo e de seções longas também. Referente a seção de Política interna, e as respectivas subseções adicionadas por mim numa antiga contribuição (Me referindo as de Micro e Macroeconomia, feitas a fim de clarificar os assuntos de rigor econômico), eu entendo que: Orçamento, Fomento econômico, PIB, Tributação, Inflação, Taxa de Juros e Geração de Energia são elementos de gestão macroeconômica; e as seções restantes do mesmo assunto, referentes a microeconomia. Sendo assim, diante do volume das informações das seções (tamanho), a presença de cada um dos itens no sumário facilitaria a navegação pelo artigo, mais do que a mera marcação de parágrafos. Estou sujeitando o caso á opiniões dos editores interessados, caso haja interesse de eventuais mudanças, que é o que eu deveria ter feito antes de efetivamente publicar a última alteração. Em resposta a edição, o Chronus (DctribAElogsBMF) afirmou por meio de sumário de edição que tais alterações estariam em desacordo com WP:LE. Poderia esclarecer tal possível desacordo? Como não foi especificado, considerei que poderia ser algo referente a seguinte marcação de WP:LE "O abuso de subtítulos deve ser evitado, pois faz o artigo parecer desordenado e mais extenso do que realmente é. Parágrafos curtos e frases soltas geralmente não fazem jus a um subtítulo próprio: neste caso, é preferível usar texto em negrito ou outras marcas, dentro de uma seção, em vez de criar subtítulos." Se for o caso, não vejo como entra em desacordo uma vez que o artigo já tem por si só subseções bastante longas, chegando a ocupar toda a grade, acredito que as alterações acrescentariam mais organização do que necessariamente prejuízo; o índice do artigo também já foi substancialmente reduzido em relação a versões anteriores. Naturalmente, acho que isso é discutível, então aguardo opiniões. ★ Claus Canddie Olá 08h40min de 27 de junho de 2019 (UTC)

@Claus Canddie: Dica: é possível usar também a predefinição {{TDC limitada}}, que limita até que nível as subseções são mostradas no índice. --Bageense(fala) 11h55min de 27 de junho de 2019 (UTC)
@Bageense: Bem lembrado. ★ Claus Canddie Olá 19h30min de 27 de junho de 2019 (UTC)
@Claus Canddie: Como assim o senhor "não vê como entra em desacordo"?! Releia a frase que você mesmo destacou do livro de estilo e compare com o que você fez no verbete. Chronus (discussão) 16h25min de 27 de junho de 2019 (UTC)
@Chronus: Já que se referia a mesma recomendação que citei, então está claramente justificado o motivo de eu não ver desacordo. A demais, essa questão não se resume a presumir ou não se há "desacordo" com a recomendação. O parágrafo citado a partir de WP:PE fala de "abuso" de subtítulos; ora, o que vem a ser um abuso dentro da recomendação? Segundo o que segue no texto aqueles "Parágrafos curtos e frases soltas geralmente não fazem jus a um subtítulo próprio", o que não é o caso desse artigo, pois nenhum parágrafo curto ou frase solta foi incluída em subtítulo 4 durante minhas alterações. Não se atentando aos critérios específicos da recomendação, corre-se do risco de assumir que o subtítulo 4 seja "proibido" na Wikipédia. Por fim, assumindo que não há diferença visual significativa entre um subtítulo 4 e um parágrafo em negrito, e que o índice (que não se encontra desproporcional ao artigo) pode ter a exibição alterada, qual seria, objetivamente, o problema da alteração? ★ Claus Canddie Olá 19h30min de 27 de junho de 2019 (UTC)