Discussão:Guerra Civil Iraquiana (2011–2017)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Discordo dessa reversão, pois indica a forte repercussão internacional do conflito, e pronunciamento de pessoa com grande influência sobre a opinião pública mundial.--Raimundo57br (discussão) 19h41min de 19 de agosto de 2014 (UTC)

Cor do uniforme dos executados[editar código-fonte]

Discordo dessa reversão, pois a cor do uniforme dos executados é um detalhe relevante para compreender as motivações dos autores das execuções.--Raimundo57br (discussão) 00h13min de 4 de setembro de 2014 (UTC)

EUA: 'não é coincidência' que reféns do EI vistam trajes cor laranja--Raimundo57br (discussão) 05h48min de 7 de fevereiro de 2015 (UTC)
E isso afeta o desenrolar do conflito como? Procure um artigo de guerra na wikipédia e busque um que diga como a cor dos uniformes dos prisioneiros foi relevante, em qualquer caso. A fonte não fala sobre isso. Coltsfan Talk to Me 12h35min de 7 de fevereiro de 2015 (UTC)
  1. Isso faz parte da guerra psicológica do conflito e é um aspecto que revela a mentalidade e as motivações de uma das partes do conflito. Mas se vc insiste em que os leitores do artigo devem permanecer na ignorância em relação a esse aspecto, então que prevaleça o editor que prefere que os leitores permaneçam na ignorância;
  2. A fonte fala sobre a cor do uniforme dos executados.
  3. Me diga um conflito no qual execuções eram postadas em vídeos na internet.--Raimundo57br (discussão) 14h18min de 7 de fevereiro de 2015 (UTC)

"vc insiste em que os leitores do artigo devem permanecer na ignorância" hipérbole nunca foi um bom argumento. E sua resposta foi, no mínimo, pífia. E execuções na internet acontecem desde o 11/09. Na guerra do Iraque acontecia constantemente e tanto lá como aqui a roupa que os prisioneiros usavam não alterou o curso da guerra. A execução deles sim, mas a roupa não. Ou você tem uma fonte que prova que a vestimenta dos caras é um aspecto fundamental no conflito até então? Coltsfan Talk to Me 14h44min de 7 de fevereiro de 2015 (UTC)

  1. Já apresentei meus argumentos, que infelizmente vc não teve a capacidade de compreender;
  2. Não vou ficar me repetindo, pois vc vai querer pedir o meu bloqueio;
  3. Infelizmente, mais uma vez os prejudicados são os leitores do artigo, que terão sua capacidade de compreensão do fenômeno em pauta atrofiada.--Raimundo57br (discussão) 18h18min de 7 de fevereiro de 2015 (UTC)

(Segunda) Guerra do Iraque?[editar código-fonte]

"Guerra do Iraque" é um termo consagrado usado por grande parte da mídia para se referir à invasão e ocupação do Iraque pelos EUA. O título deste artigo pode remeter a ideia de que o Iraque foi invadido novamente, o que não corresponde a realidade. O que está ocorrendo atualmente é uma intervenção militar pelas potências estrangeiras com bombardeios e apoio militar e financeiro - algo não muito diferente do que aconteceu na Libia em 2011 e que está ocorrendo agora na Síria e no Iêmen .

Também não vejo o termo "(Segunda) Guerra do Iraque" sendo usado pela mídia para se referir a este conflito. A maioria das fontes chamam de 'guerra civil' mesmo; alias nenhuma wikipedia (com exceção da ptwiki) utiliza este termo, todas chamam de "insurgência" ou "guerra civil". Sim, é verdade que nessa guerra há o envolvimento de várias potências estrangeiras, mas o mesmo ocorreu na Líbia, Síria e Iêmen e os seus respectivos conflitos são chamados aqui de guerra civil. O conflito atual é uma guerra civil e o título deve refletir o que as fontes dizem, caso contrário há WP:NPOV e WP:NPI. Lord MotaFala 03h43min de 3 de outubro de 2015 (UTC)

Concordo. Quintal 03h49min de 3 de outubro de 2015 (UTC)

Guerra já acabou[editar código-fonte]

Creio que esse conflito já foi encerrado.--Raimundo57br (discussão) 16h42min de 12 de dezembro de 2017 (UTC)

Gif[editar código-fonte]

Olá a todos. Estive a pensar, alguém cogitou a ideia de criar um gif do avanço da fronteira? O mapa que está na infocaixa mostra como a região está hoje, mas o leitor não consegue visualizar o avanço do conflito só por aquilo. Talvez criar um mapa interativa seria uma solução. O que acham?--Rena (discussão) 20h33min de 2 de janeiro de 2018 (UTC)

Seria uma boa. Alguem sabe fazer isso? rs Coltsfan Talk to Me 20h46min de 2 de janeiro de 2018 (UTC)
Eu posso fazer, é bem fácil na verdade. Mas será que já podemos colocar agora ou esperamos mais um pouco? Não sabemos ainda como vai ficar a fronteira curda.--Rena (discussão) 20h49min de 2 de janeiro de 2018 (UTC)
Bem, pode fazer agora e depois de um ou dois meses fazer as alterações, caso o cenário por lá mude muito. Coltsfan Talk to Me 20h53min de 2 de janeiro de 2018 (UTC)