Discussão:John Maynard Keynes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa



Untitled[editar código-fonte]

Os pensamentos de John Keynes deram origem a chamada escola de pensamento economico keynesiano e surgiram como contrapartida à corrente de pensamento clássica.

Tradução[editar código-fonte]

A verdadeira tradução para "Animal Spirtit",o componente psicológico da teoria keynesianado investimento é "Estado de ânimo", ou "Espírito de ânimo", e não "Espírito animal". Esse erro vem se repetindo muito freqüentemente nas traduções e nas obras sobre o autor.

Usos e costumes: Brasil e Portugal ??[editar código-fonte]

O Professor Delfim Netto e vários outros renomados economistas brasileiros traduzem a expressão "Animal Sprit" de Keynes por "Instinto Animal" ou "Espírito Animal".

Me parece que, pelo menos no Brasil, "Estado de Ânimo" ou "Espírito de Ânimo" não traduz com fidelidade a força que tem a expressão "Animal Spirit" original em inglês, tal como empregada por Keynes.

Keynes
Ouvi uma palestra do ministro da Fazenda, Guido Mantega, na qual ele disse, várias vezes, que é preciso "despertar o espírito animal" dos empresários para fazer o Brasil crescer. Depois, ouvi o deputado Delfim Neto, ex-ministro da Fazenda, atribuir a expressão "espírito animal" dos investidores ao economista John M. Keynes, que pontificou no século XX. Delfim falou mais ou menos como Mantega: "O País tem de acreditar que vai crescer e isso desperta o espírito animal dos empresários."[1]

* Painel Econômico/Danilo Ucha

Asnático 10:55, 5 Fevereiro 2007 (UTC)

Dantadd decreta o fim da Escola keynesiana de Pensamento Econômico. Dai-nos paciência, senhor...[editar código-fonte]

"Dantadd (Discussão | contribs) (ele é um ECONOMISTA, ele não é uma teoria, ele não é uma ideologia, ele não é uma escola. Ele é uma pessoa)"

Ele também é um Economista que, não por acaso, fundou uma Escola de Pensamento Econômico denominada Escola keynesiana, cuja TEORIA é ensinada nas Faculdades de Econômia pelo mundo afora (não só no Reino Unido), influenciou inúmeros Economistas, criou ideologias econômicas e gerou (ainda gera) muita polêmica.

Ele também era matemático, filósofo, Diretor de companhia de seguros, Diretor do Banco da Inglaterra, professor catedrático de Economia no King's College, em Cambridge e Conselheiro do Governo Britânico. E, francamente, classificar Keynes unicamente como um "Economista do Reino Unido" é asnice. Proibir a ligação de sua página com a de sua própria escola nem sei o que é.

Como já dizia Sócrates: "Haja saco !"

Não me admira se esses obscurantistas classificarem Celso Furtado como um "Economista do Brasil".

Fazer o quê ? Eu que sou um asno?

Asnático 19:55, 4 Fevereiro 2007 (UTC)

Crie a categoria "Escola keynesiana" e classifique este artigo, se achar necessário. Este artigo é uma sobre uma biografia e não sobre sobre uma teoria ou sobre uma escola. Se alguém não consegue entender para que realmente servem categorias é porque deve realmente ser um asno. Dantadd 19:58, 4 Fevereiro 2007 (UTC)


Feito ! E não se esqueça que os asnos são sempre os escolhidos quando as trilhas são perigosas.
Asnático 21:49, 4 Fevereiro 2007 (UTC)