Discussão:Linha Amarela (Metropolitano de Lisboa)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 30 de julho de 2013 de Tuvalkin no tópico Negritos e aspas

Negritos e aspas[editar código-fonte]

Quanto ao negrito, o seu uso dessa forma não está de acordo com o livro de estilo; quanto às aspas, sempre vi essas feitas com o Word serem substituídas pelos vários tipos usados por aqui e que estão na barra de código wiki no fundo da janela de edição.

Diferenças de opinião e estilo de edição são normais, assim como é normal que surjam diferendos por causa disso. Agora, chamar as edições alheias de vandalismo nestas situações é ofensivo e vai contra as normas de conduta. EuTugamsg 10h18min de 30 de julho de 2013 (UTC)Responder

  • Negrito: O analfabético livro de estilo da wp:pt pode dizer o que quiser, mas séculos de tradição enciclopédica e o próprio mecanismo do Mediawiki marcam a negrito as ocorrências do verbete epónimo no texto respetivo, bem como seus sinónimos. Foi isso que repus em resposta à alteração do EuTuga (que se indagava «para quê estes negritos todos?»). O papel d’«estes negritos todos» é realçar no texto de um verbete o seu tema focal.
  • Aspas:
    • As que o EuTuga patuscamente refere como «essas feitas com o Word» são simplesmente aspas, também chamadas comilhas. O seu uso em português, ainda que instável e inconstante (como é a prática tipográfica de portuguesa para quase todos os tópicos) está geralmente associado a ênfase, em oposição às aspas agulares («estas»), mais usadas para citações. São também usadas (“estas”) para marcar um título (de livro ou de artigo) em referências bibliográficas. Ambos os tipos de aspas verdadeiras estão disponíveis no fundo da janela de edição, sob símbolos; sob código wiki apenas justamente as que eu usei (“estas”). (Acrescento: Horroriza-me profundamente a ideia de usar o MS Word, esse furúnculo infecto do software, para editar qualquer conteúdo remotamente relacionado com a wikipédia.)
    • As aspas direitas, idênticas a abrir e a fechar ("assim"), originaram-se no final do séc. XIX, fruto da tachanhez dos fabricantes de máquinas de escrever, junto com disparates como a fusão do zero e do ó maiúsculo. Não é cedo para abandonar o seu uso em substituição de aspas verdadeiras.
  • Chamei vandalismo à alteração das aspas não por imputar ânimo de vândalo a quem a fez (tal como esta velhota não é uma vândala mas perpetrou vandalismo), mas para caraterizar uma modificação que reduziu o valor do artigo e que incontroversamente deverá ser desfeita de forma célere.
-- Tuválkin 18h40min de 30 de julho de 2013 (UTC)Responder