Discussão:Malangatana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Untitled[editar código-fonte]

Que aspecto teria este artigo se fosse escrito em português europeu?Não seria 100% idêntico?JF (discussão) 13h40min de 6 de janeiro de 2011 (UTC)

Não porque nem angola nem Moçambique aderiram ao AO 1990. Por isso seria idêntico para aí em 80%. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 14h44min de 6 de janeiro de 2011 (UTC)

Variante da língua[editar código-fonte]

Na Wikipédia:Versões da língua portuguesa diz-se «As categorias são usadas como critério de definição dos artigos com fortes afinidades a um dado país. Assim, considera-se que na Categoria:Moçambique e suas subcategorias estão reunidos todos os artigos fortemente relacionados com Moçambique; na Categoria:Cabo Verde e subordinadas todos os verbetes cabo-verdianos; e assim sucessivamente.» Tendo este artigo as categorias Naturais de Moçambique colonial, Artistas plásticos de Moçambique e Poetas de Moçambique terá de seguir o português moçambicano. Um abraço, -- Manuel de Sousa msg 20h08min de 20 de março de 2011 (UTC)

Incidente com o "partido"[editar código-fonte]

Não podemos apagar na história de Malangatana que no ano de 1976/1977 o mesmo esteve detido numa aldeia comunal de reeducação como castigo pelo seu comportamento na época colonial - castigo esse que lhe foi aplicado depois de um Ttibunal do Partido Frelimo o ter interrogado durante dias com perguntas e acusações, muitas delas racistas da parte do partido, de invejas e intrigas - uma vergonha o que fizeram a este homem de paz e amizade que estava inocente mas que era acusado sem possivel defesa nessa altura política - este homem aprendeu a lidar sem o tique racista,..... grande homem e um grande comunicador alem de artista. Nesse ano foi apresentada na Facim (Feira de Maputo)e na exposição de artes plásticas organizado pela Associação COAPA - Centro Organizativo dos Artistas Plásticos e Artesãos, com sede no antigo Núcleo de Arte, uma obra dele que foi cedida por sua mulher para esse fim, um obra de grande formato - ele nessa altura estava detido no norte - na inauguração o representante do governo a primeira coisa que perguntou foi - quem meteu esta obra de Malangatana aqui - mas nada o contestou. Foi uma chapada nesses políticos dessa epoca que ainda são poder mas que agora fazem as honras á sua pessoa. A criação é superior a tudo aquilo que este bomhomem passou e se calou,........Malangatana merece que seja divulgado este dado que não deve ser escondido da sua Biografia.
Se real, seria interessante mencionar este incidente, desde que com as devidas fontes e não apenas uma simples cópia de outro site ou texto "original" Teixant (discussão) 14h03min de 4 de janeiro de 2012 (UTC)

Que ele foi preso, é real; só penso que será difícil encontrar fontes... Idem para a obra exposta na mesma altura. Mas decidi deixar apenas os factos, esprando por uma fonte credível. --Rui Silva (discussão) 15h14min de 4 de janeiro de 2012 (UTC)