Discussão:Marketing/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Marketing e Comunicação

Discordo que Marketing seja um tópico de Comunicação. Muito pelo contrário acho que as ferramentas de comunicação é que são um tópico dentro do Marketing. Marketing é abrangente e a comunicação, assim como propaganda e publicidade são ferramentas de sua utilização.


Acredito que marketing deva estar relacionado tanto em Comunicação quanto em Administração. O marketing é uma das possibilidades de atuação de comunicólogos e administradores portanto, "flutua" entre as duas áreas e é assim que deve ser retratada. --Bynho

A tabela lateral sobre comunicação não é adequada. Afinal, a comunicação é uma das ferramentas dentro de um dos componentes do composto de marketing: a promoção. Há vários cases de marketing que não usam comunicação, como o da Starbucks. Retirando a tabela, contribuiríamos para evitar a visão equivocada de que marketing é comunicação. --Arnaldo_Rabelo 15:42, 28 Agosto 2006 (UTC)

Retirei a tabela, que é a mesma que está no verbete Comunicação. Uma tabela mais adequada seria para verbetes relacionados a Marketing (comunicação é um deles). Esta predefinição precisa ser criada. --Arnaldo_Rabelo 02:41, 29 Agosto 2006 (UTC)

Unificação

Sugestão: este artigo poderia ser unificado aos demais que cria ao final para desenvolver o assunto, incluindo-os aqui como seções e subseções. Por exemplo, "Atravessando o abismo" não me parece um título digno de um verbete wiki.

Concordo, talvez os quatro P’s possam abrir novos tópicos, mas algumas partes dos Itens Relacionados, não são assim tão relevantes para saírem do verbete. Sugiro que Estratégias de Marketing, Integração Vertical, Atravessando o Abismo, Segmentação de Mercado e Posicionamento e Análise SWOT sejam colocados para dentro e Economia de Mercado, Buzz marketing e Pesquisa de Mercado sejam mantidos fora por serem universo a parte. Tamosauskas 17:03, 13 Janeiro 2006 (UTC)

Os itens acima que cabiam dentro de Planejamento estratégico, como Análise SWOT, foram transferidos para lá. --Arnaldo_Rabelo 02:38, 29 Agosto 2006 (UTC)

Referências

Apenas uma dúvida: Se existe o verbete ADVB - Associação Brasileira dos Dirigentes de Vendas aqui no WIKI, porque só existe referência externa para a instituição? VERZOLA - 16/02/2006

Desmembramento

Proponho que este tópico seja desmembrado, pois ficou muito grande. O assunto é muito amplo para querer colocar tudo em um só verbete. Além disso, há repetições de assuntos já cobertos em verbetes separados.

Os itens que não precisavam ficar em Marketing, na minha opinião, são:

  • Rentabilidade e alocação de recursos -> Mudei o nome para "Análise de portfolio" e coloquei dentro de Planejamento estratégico
  • Ciclo de Vida do produto/serviço
  • Planejamento estratégico

O verbete Marketing na Wikipedia em inglês está bem mais conciso e adequado. Apesar da Wikipedia em português não ser uma tradução da versão em inglês, devíamos dar uma olhada lá para ver como melhorar a nossa versão. --Arnaldo_Rabelo 15:37, 27 Agosto 2006 (UTC)


Transferi a parte de Planejamento estratégico para o verbete correspondente, pois esta metodologia não se aplica só a Marketing, mas pode também ser aplicada a todo o negócio (escopo mais amplo) ou apenas a uma atividade (escopo mais estreito). Desta forma, o verbete Marketing fica com um tamanho mais adequado. Além disso, a versão anterior do verbete "Planejamento estratégico" (que eu mesmo fiz) estava muito superficial. --Arnaldo_Rabelo 02:36, 29 Agosto 2006 (UTC)

Filosofias de Administração de Marketing

Este tópico foi tratado por tratado por KOTLER e ARMSTRONG (1999) em "Introdução ao Marketing". Há uma explicação nesta página de usuário --Arnaldo_Rabelo 20:25, 27 Agosto 2006 (UTC)

Bibliografia

Alguns livros citados não estão entre os mais importantes na área, enquanto outros relevantes estão faltando. --Arnaldo_Rabelo 20:42, 27 Agosto 2006 (UTC)


Foram retirados livros da Bibliografia que constam do verbete. Veja os autores citados em maiúsculas, seguidos do ano de publicação. Esses livros deveriam voltar a constar. --Arnaldo_Rabelo 22:35, 11 Dezembro 2006 (UTC)

Wikilivro sobre Marketing

Como este verbete teve muitos colaboradores e já chegou a ser gigantesco, convido a todos a participarem do Wkilivro sobre Marketing. O link para começar o índice é este. Se quiserem ver o que já existe em inglês (não para traduzir, mas só como referência), vejam aqui. --Arnaldo_Rabelo 12:33, 12 Dezembro 2006 (UTC)

Blogs

Sugiro que nas "páginas de interesse público" não sejam colocados blogs. Para satisfazer aqueles que querem incluir blogs, poderíamos criar o verbete Blogs sobre marketing ou Lista de blogs sobre marketing. Pode ser até bastante útil. --Arnaldo_Rabelo 22:02, 20 Janeiro 2007 (UTC)

Erro em "Promoção" no Mix de Marketing

No Composto mercadológico, a palavra "promoção" está remetendo à palavra "comunicação", o que é inadequado.

A palavra "promoção" em marketing se refere a uma série de atividades voltadas não apenas à comunicação e relacionamento, mas principalmente à divulgação do produto ou serviço. Incluem-se no composto promocional a propaganda, merchandising, promoções, vendas pessoal, marketing direto e relações públicas, entre outras.

--Arnaldo_Rabelo 02h42min de 13 de Julho de 2007 (UTC)