Discussão:Neve no Brasil

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Informações sobre nevasca recordes do Brasil[editar código-fonte]

A mais forte nevasca já registrada no brasil foi em 7 de agosto de 1879 em varacia,acumulo 2 metros de neve.

fonte:

1879 - NESTE ANO OCORREU A MAIS INTENSA NEVASCA JÁ REGISTRADA NO BRASIL. O inverno foi muito úmido no Sul do Brasil, ocorrendo até mesmo enchentes através do Rio Grande do Sul no mês de julho. Entre os dias 26 e 27 deste mês, neva na serra gaúcha, acumulando até 80 cm de neve em Vacaria . Mas era só o prenúncio do que viria em agosto. Na noite do dia 7, cai forte tempestade em Porto Alegre, chegando a causar estragos. Mas o que nas áreas baixas caía em forma de chuva, nas serras descia sob forma de forte nevasca. O Anuário da Província (1886), assim descreve os fatos: Em agosto de 1879 houve também na província, em Cima da Serra, a mais forte nevada que temos notícia. Na noite de 8 para 9 desse mez os lugares mais alto da zona colonial entre os valles do Rio dos Sinos e Taquary ficaram cobertos de neve. Em Cima da Serra no dia 7 de agosto a neve cahio em quantidade tão forte que cobrio a terra com uma camada de mais de 2 metros de espessura, chegando a enterrar rezes que apenas ficaram com os chifres de fóra. Nas colonias de Conde D'Eu e D. Izabel o peso da neve chegou a esgalhar as arvores deixando-as despidas de ramos. Não houve lugar em que as camadas de gelo não tivessem pelo menos a espessura de 0,40 m. Os habitantes dessa zona ficaram aterrorisa-dos pela novidade do espetáculo e, na serra, o seu panico era, augmentado pelo rumor sinistro que produsiam, cahindo, os galhos das arvores. Si a chuva de neve continuasse por mais dois dias, diziam eles que, as casas ficariam completamente cobertas. Não houve casa, por bem retelhada que estivesse, onde a neve não penetrasse: Cima da Serra todo estava branco; não se via um só fio de capim nos campos. Cartas de Cima da Serra de 17 de agosto (10 dias depois) afirmavam que ainda havia então pelos campos grandes massas de neve, que o Sol não podêra dissolver. Morreram animais nas estrebarias, porcos nos chiqueiros e nos campos os prejuizos da industria pastoril foram enormes."


http://www.abaixodezero.com/velho/artigos/thiago/

--Sulista 13h05min de 26 de julho de 2007

Algunas datas das nevadas nao sao corretas: "neve que cobriu a cidade demorou 4 dias para derreter" em 1918 nao nevo em Porto Alegre (foe em julho del 1910) porque escreve que a nave demoro 4 dias ! Em Porto Alegre ? Esso e quase impossivel.

Tambem muitas datas de neve e neve granulada nao neve normal em floco, isso nao e a mesma hidrometeora, nao e a mesma coisa. Aho que tem que considerar so a nevadas em floco. Em 2006 em Pelotas nao foe neve em floco. Em Porto Alegre mesmo em 1994 e 2000 fue granular.

Histórico de Nevadas no Brasil[editar código-fonte]

Proponho a inclusão dos "Histórico de Nevadas no Brasil" com "Neve no Brasil", além disso não seria uma boa idéia fazer um tabela sobre as nevadas significativas e os seus respectivos anos?--DC9 (discussão) 22h24min de 5 de Janeiro de 2009 (UTC)

Neve cidade São Paulo[editar código-fonte]

Senhores, essa nevasca na cidade de São Paulo é bem questionável, visto que os escassos registros da época além do fato dos moradores da capital desconhecerem tal fenômeno. Segue abaixo um link que questiona o ocorrido. A fonte é do climatempo, empresa séria e que muitos de vocês devem conhecer. Que tal incluirmos ambas informações no artigo?

http://sem-reh-nem-do.blogspot.com/2007/06/o-dia-que-nevou-em-so-paulo.html

Manutenção do artigo[editar código-fonte]

Foi afetuado algumas remoções de excesso de links internos. Conforme Wikipédia:Livro de estilo#Ligações internas No entanto, um excesso de ligações internas numa página tem um efeito inestético, por isso não abuse delas. Nomeadamente, não coloque uma ligação em todas as ocorrências de uma palavra: basta ligar a primeira. Cachorro Louco (discussão) 22h39min de 16 de outubro de 2011 (UTC)[responder]

Neve é diferente de geada[editar código-fonte]

Pessoal, o artigo em questão é sobre neve. Esse fenômeno é diferente da geada, mencionada diversas vezes no artigo. Ademais, a neve não necessariamente está relacionada com temperaturas extremas. Muito pelo contrário. Para que ela ocorra a temperatura do ar deve estar em torno de 0ºC. Portanto sugiro que removam as menções a geadas e temperaturas extremas, há artigos que tratam especificamente desses assuntos.

Já nevou em Nova Friburgo?[editar código-fonte]

É porque antigamente tinha um registro na pagina neve no Brasil na sessão Rio de Janeiro.Porque não tem mais?


Olá ! Não há nenhum registro oficial de neve em Nova Friburgo, município onde as geadas são comuns. Por sinal, houve uma inclusão indevida de Petrópolis, já que também não há fontes que possam comprovar a ocorrência de tal fenômeno. Caso haja alguma fonte segura, as cidades citadas podem ser incluídas novamente na lista das cidades onde já nevou. 201.52.247.124 (discussão) 23h46min de 23 de julho de 2013 (UTC)[responder]


Neve no Espírito Santo[editar código-fonte]

Há na página uma referência sobre a ocorrência de neve no Pico da Bandeira, no Espírito Santo, porém é baseada em informação postada por um leitor do site "Climatempo", sem nenhuma comprovação ou evidência jornalística. Portanto, sugiro a remoção deste registro (ocorrÊncia de neve no Espírito Santo), até que haja uma referência mais concreta.

Neve em monte alegre dos campos[editar código-fonte]

Porque não citam a ocorrência de neve em monte alegre dos campos? Udson lima (discussão) 21h10min de 7 de março de 2019 (UTC)[responder]

@Udson lima: Em primeiro lugar, porque não somos funcionários de ninguém. Em segundo lugar, porque qualquer adição de conteúdo deve ser acompanhada por uma fonte fiável e independente. Seja audaz! Chronus (discussão) 00h59min de 12 de março de 2019 (UTC)[responder]

Eu tenho fotos,elas servem? Udson lima (discussão) 17h22min de 3 de maio de 2020 (UTC)[responder]

Registro de neve em MG[editar código-fonte]

Gostaria de ressaltar que todos os registros de neve no Parque do Itatiaia também se aplicam ao estado de Minas Gerais, já que o local é literalmente entre a fronteira de ambos. Na realidade, 60% do Parque está no estado de MG e vários dos turistas da histórica nevasca de 1985 vieram da próxima cidade de Itamonte.

Organização por tempo[editar código-fonte]

Poderia haver uma seção mostrando os eventos na linha do tempo; as maiores nevadas, alcançaram mais de um estado. Fgnievinski (discussão) 03h08min de 14 de junho de 2021 (UTC)[responder]