Discussão:Noz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Untitled[editar código-fonte]

Este artigo foi semi-traduzido da Wikipedia inglesa e contém muita info. que não se aplica em português (por exemplo, em português não se diz "noz de coco", nem "noz do Brasil" - que, creio, é conhecida por castanha do Pará, nem "noz do chão" para se referir ao amendoim!). Eu criei uma página de desambiguação para substituí-la, mas não proponho para eliminação, uma vez que contém muita info. útil para outras páginas.--Rui Silva 13:32, 31 Out 2004 (UTC)

O negócio é que existe um tipo de fruto chamado de "noz", que inclui frutos como o coco e outros frutos secos ou fibrosos que não se abrem, e contém uma semente (o que já não se aplica à castanha do pará, a "brazil nut", já que se trata de uma semente, não de um fruto). Mas realmente o artigo é sobre o termo "nut" em inglês, que passa longe de do termo técnico em português, e precisa ser reformulado. Monocromático 13:42, 31 Out 2004 (UTC)

A noz (fruto da nogueira) não é uma noz, é uma drupa.[editar código-fonte]

A noz (fruto da nogueira) é uma drupa, e não uma noz (termo botânico para frutos secos e indeiscentes).
Como todas as drupas: tem uma só semente; à volta da semente tem endocarpo pétreo ("casca" da noz, dura, que é retirada para se comer a semente); tem depois mesocarpo (polpa, exactamente como no pêssego); por fim tem exocarpo, semelhante à casca do pêssego.
Portanto, a noz (fruto da nogueira) é uma drupa — embora tenha o mesmo nome que a classe de frutos, o que cria a confusão.
Ver http://en.wikipedia.org/wiki/Talk:Nut_%28fruit%29#Is_a_Walnut.2FPecan_a_nut.3F .--Drakferion (discussão) 16h03min de 11 de Maio de 2008 (UTC)

Contradição O texto diz em um ponto que a castanha-da-índia é comestível. Em outro ponto, diz que não é.