Discussão:Ortodoxia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Primazia do Patriarca de Roma[editar código-fonte]

Essa frase soa estranha no contexto de um artigo sobre a Ortodoxia. Embora haja diálogos e entendimentos entre várias Igrejas Ortodoxas e o Vaticano, dificilmente se pode alegar que a Ortodoxia como um todo reconheça a Primazia do Papa. Se fosse esse o caso, supõe-se que as Igrejas teriam sido unificadas, o que não é o caso. Minha impressão é que essa parte do texto foi obtida a partir de uma análise católico-romana do fenômeno da Ortodoxia. Luis Dantas (discussão) 15h33min de 8 de Novembro de 2008 (UTC)

Ortodoxo - Definição[editar código-fonte]

Ortodoxo - Grego: Ortho = Correto, certo; Doxos = opinião. Ortodoxo = Que tem opinião certa. 1. Que se conforma estritamente à doutrina de uma religião (Antônimo = Herético). 2. Que se conforma aos princípios tradicionais de uma doutrina qualquer, a opiniões ou idéias admitidas tradicionalmente: p.ex. os ortodoxos do marxismo. 3. Relativo à igreja ortodoxa. 4. Igrejas ortodoxas, igrejas cristãs orientais, separadas de Roma após 1054, mas que permaneceram fiéis à doutrina dos Sete Primeiros Concílios. s.m. Membro de uma igreja ortodoxa. Fonte: Grande Enciclopédia Larousse Cultural - 1987 Librairie Larousse; 1988 Editora Universo Ltda. Colaboração: Gerson Peresclevicius - São Paulo - Brasil

Marca "parcial"[editar código-fonte]

Há falta de melhor marca de manutenção, usei {{parcial}}, não porque o texto me pareça pouco neutro, mas porque a ortodoxia não se aplica apenas ao cristianismo nem sequer apenas à religião. Vejo duas soluções: mudar o título para, p/ex. Ortodoxia (cristianismo), ou explicar minimamente no início do artigo que a ortodoxia não se aplica somente ao Cristianismo. --Stegop (discussão) 22h58min de 6 de novembro de 2011 (UTC)