Discussão:Protestos no Brasil contra a Copa do Mundo FIFA de 2014

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vaias no Itaquerão x protestos de rua[editar código-fonte]

Este artigo é sobre os protestos contra a Copa? Por que ele dá espaço a vaias que a chefe de Estado recebeu? Isso não tem absolutamente nada a ver com quem está na rua. Pra começar, como você se pode protestar contra a Copa e estar ao mesmo tempo dentro do estádio e logo na abertura? As pessoas/grupos/entidades que protestam na rua não têm nenhuma relação com as que vaiaram a presidenta. Aliás, os que vaiaram e xingaram a presidente são os mesmo que apoiam a repressão policial contra os que querem ter o direito de protestar contra o evento. Ideologicamente, são opostos e isso foi mencionado por diversos jornalistas (de Juca Kfouri a Josias de Freitas). É nonsense constar o episódio das vaias e xingamentos neste artigo. Tem mais sentido, para efeitos enciclopédicos (se existirem), inserir a menção a vaia e xingamentos dentro do artigo da Copa ou da presidenta, mas de forma alguma neste artigo. Deixando claro que vaiar é uma coisa normal, agora ver nisso uma forma de protesto (quando em verdade foi algo completamente direcionado a pessoa da senhora Dilma) e ainda mais um protesto anti-Copa é demais. rbrando (discussão) 10h00min de 16 de junho de 2014 (UTC)[responder]

Concordo. Não tem como alguém que pagou por um ingresso da Copa e que estava presente na cerimônia de abertura fazer protesto contra o evento do qual está participando e, em parte, financiando. Ademais, acho difícil classificar o que aconteceu na Arena Corinthians como um "protesto político" válido. Aquilo foi desrespeito. E do mais baixo nível. Chronus (discussão) 01h13min de 17 de junho de 2014 (UTC)[responder]
Discordo. Independente de quem começou e fez o ato, isso caracteriza-se como protesto. Não importa se estava em um canto ou no outro, se é rico, pobre... Não devemos usar como critério de inclusão ou exclusão a classe do grupo que vaiou. O que estamos avaliando aqui não é o grupo de que estava protestando, mas os atos e consequência.
E, sim, vaiar é normal. O diferencial nesse caso foi o fato de ser dentro de um estádio durante a exibição da Copa do Mundo (o foco das manifestações) e das consequência que causou, no caso, a resposta da vaiada e a Dilma ter se sentindo obrigada a se pronunciar na televisão em vez de presencial.
Desde o começo das manifestações de julho há grupos de "ideologias" opostas (pacíficos x blackbloc, anti-copa x anti-apenas-corrupção-da-copa). Seria injusto um grupo em particular, "o que provocou um ato classificado como desrespeito de baixo nível" não ser incluso aqui.
Não sei se é o que quis dizer, mas da forma que você disse, protesto se resume a quem esta na rua, o que discordo. Se um músico fez uma letra a respeito das manifestações e criticando a chefe de Estado, também é um protesto, e tantos outros atos que também são protestos e não são piquete ou marcha.
Keplerbr (discussão) 02h39min de 17 de junho de 2014 (UTC)[responder]
Comentário Evidentemente que protesto não precisa se resumir "à rua", tampouco se desconsideram repercussão e efeitos políticos (que obviamente existem) das vaias recebidas pela presidenta da república. Mas é preciso separa trigo do joio e não confundir alhos com bugalhos. Vamos entrar então nos méritos do ato e das consequências das vaias na Arena Corinthians para os protestos anti-Copa. 1) Defina por gentileza qual era o "protesto" daqueles presentes no estádio? Era um protesto contra a Copa do Mundo (que é o nome deste artigo)? Aliás, não basta apenas definir, é preciso indicar fontes fiáveis que explicitem que aqueles indivíduos que pagaram - caro - por um ingresso para ver um jogo da seleção brasileira numa Copa do Mundo estavam - pasme - protestando contra a Copa do Mundo - reiterando mais uma vez que o nome deste artigo é Protestos no Brasil contra a Copa do Mundo de 2014. 2) Quais foram as consequências "deste protesto"? Para ser mais cristalino, consequências para os protestos anti-Copa, motivo de existência desse artigo? rbrando (discussão) 11h59min de 17 de junho de 2014 (UTC)[responder]
Comentário. Já houve outras pessoas que pagaram por um ingresso e protestaram explicitamente contra a Copa. No caso, 3 garotas do grupo Femen, durante a Copa das Confederações. Eu vi isso em um documentário, mas não consegui encontrar de volta a fonte, então não creio que será algo válido aqui - além de serem grupos totalmente diferentes dos que vaiaram.
Enfim, o seu primeiro questionamento já é respondido pela sua mensagem inicial, a respeito dos jornalistas que você citou que já disseram que são pessoas diferentes dos que vaiaram com os que foram para a rua. De qualquer forma, estive na esperança em procurar alguma opinião contrária, mas não encontrei.
No segundo, a consequência que vejo é a que já havia escrito (a resposta da vaiada, menor exposição em um público grande e misto) e para os protestos anti-copa seria apenas a maior exposição deles nos jornais, nacionais e internacionais, já que buscaram relacionar isso para as manifestações anti-copa. Bem... Nada de outro mundo ou revolucionário.
Não estou com interesse em prolongar o que já disse e gerar mais respostas. Se tiver ninguém com uma opinião diferente ou outra pessoa nova, acredito que isso já pode ser encerrado.
Keplerbr (discussão) 17h29min de 17 de junho de 2014 (UTC)[responder]

Como finalizar/concluir o artigo?[editar código-fonte]

Bem, a copa do mundo já começou e terminou. Acredito que seja bom da uma "finalizada" no artigo. O que pode ser feito?

Penso em adiciona na seção "Durante a Copa do Mundo" dizendo que "em geral, houveram bem menos manifestações e com menos pessoas que nos meses anteriores" e começar uma seção "Após a Copa do Mundo", mas não sei ao certo o que escrever, além de "ainda houve algumas manifestações contra a copa, porém, contaram com pouquíssimas pessoas".

Talvez seja bom da uma refinada no artigo, agora que a copa já terminou e esse artigo tem uma certa importância histórica. Como na seção "Rio Grande do Norte", que apenas cita um único estudo (muito confiável confiar em apenas um único estudo...) e não se sabe se após a copa eles pensam ainda assim. Keplerbr (discussão) 21h55min de 14 de julho de 2014 (UTC)[responder]

Podiam fazer um artigo sobre manifestações contra as olimpíadas. 177.182.57.130 (discussão) 00h45min de 15 de novembro de 2014 (UTC)[responder]

E estão havendo? Nem sabia! Keplerbr (discussão) 05h33min de 15 de novembro de 2014 (UTC)[responder]
Aqui: [1] 191.185.202.230 (discussão) 17h58min de 24 de dezembro de 2014 (UTC)[responder]

O vídeo abaixo está sofrendo diversas reversões, aqui era para permitir adicionar conteúdo verificável e imparcial. Não estou entendendo o motivo pelo qual o vídeo está sendo constantemente removido.

Prisão de manifestantes no dia 25 contra a Copa do Mundo de 2014 da FIFA em São Paulo[1]
  1. «Vídeo mostra prisão de manifestantes que se escondiam em hotel no centro». 26 de janeiro de 2014. Consultado em 23 de Janeiro de 2015