Discussão:Regicídio de 1908

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Este texto é ridiculamente tendencioso e extremamente pró-monarquico e como tal merecedor de uma revisão profunda

Artigo Parcial[editar código-fonte]

Este artigo não respeita o Princípio da Imparcialidade que esta Wikipédia adopta, pelo que deve ser marcado como artigo parcial até que possa ser revisto.


Existem várias passagens que carecem de citação de fontes fiáveis. A colocação de Referências é correcta, mas devem ser explicitadas as suas utilizações no texto. Cite as Fontes.

Nunobaton


Estou de acordo com as afirmações de cima, artigo tal como muitos desta época é muito pró-monárquico, precisa de ser revisto.

Opinião[editar código-fonte]

Ainda n li, mas queria saber a opinião dos k já leram para n tar a perder tempo se o artigo n servir para nada.

Artigo de propaganda monárquica com omissões graves e conclusões falaciosas.

O artigo é bastante rigoroso em termos de dados, faltando citar alguma bibliografia. Não é pró-monárquico - é factual. 95.95.52.117 (discussão) 12h10min de 1 de fevereiro de 2015 (UTC)


Meus amigos o que aconteceu é que mataram a nobreza quase toda, famílias inteiras, retiraram (roubaram) as propriedades que passou a pertencer aos novos latifundiários que ficaram ricos de um dia para o outro(fizeram aquilo que os comunistas hoje em dia chamam de reforma agrária) - uma nova classe rica - tudo isso em prole de ideais maçons.

Renomeação: Regicídio de 1908 em Lisboa[editar código-fonte]

O Ixocactus renomeou esta página de Regicídio de 1908 para Regicídio de 1908 em Lisboa, justificando-se como sendo "Mais específico e coerente com as demais línguas". Procurei no Google por "Regicídio de 1908 em Lisboa" e apenas encontrei um resultado, esta página. "Regicídio de 1908" devolve 5 660 resultados. Portanto, vou retornar esta página ao seu domicílio original.

Os eventos têm nomes que são atribuídos e usados pelo público por questões que nos ultrapssam. Nós, como enciclopédia, temos que catalogar esse conhecimento com o nome que for mais apropriado para o público. Como outros públicos noutras línguas se referem a esses eventos é algo que também nos ultrapassa. ---JohnR (discussão) 09h55min de 4 de julho de 2017 (UTC)

JohnR e Ixocactus renomeei para Regicídio de 1908 , pois o título anterior não tinha afluentes. O correto seria Regicídio de Lisboa, já que não há nenhum outro acontecimento histórico conhecido por regicídio de Lisboa.-- Leon Saudanha 22h27min de 4 de julho de 2017 (UTC)
Prezados @JohnR e Leon saudanha: Estava conversando com o Darwinius sobre o tema e, após ler o verbete, achei o título pouco explicativo, pois eu ouvi falar do assunto só recentemente, e não me pareceu enciclopédico. Fiz um teste rápido na hora e não me preocupei. Agora, no teste do Google Acadêmico encontrei 95 resultados para "Regicídio de 1908", 3 para "Regicídio em Lisboa", 7 para "Regicídio de Lisboa", 7 para "Regicídio em Portugal". Não me oponho ao retorno do título original. Mesmo achando que poderia ser mais explicativo aos leitores, não encontrei opção melhor. Boas!!! --Ixocactus (discussão) 23h11min de 4 de julho de 2017 (UTC)
Nós tivemos um único regicídio em Portugal (que ironicamente nem tem ligação nessa página), por isso realmente é difícil confundir com outro. E se for Regicídio de 1908, fica já bastante claro que se está a falar do caso português, daí que nas fontes raramente apareça de modo diferente.-- Darwin Ahoy! 23h26min de 4 de julho de 2017 (UTC)´

O título Regicidio de 1908 em Lisboa é quanto a mim, muito mais acertado e correto e pesquisando no google surgem mais resultados como regicídio de Lisboa do que regicidio de 1908, podendo ter existido outros regicídio este ano em outras estados. 2001:8A0:6F13:E301:DDE9:A6F0:8F4E:1CB2 (discussão) 21h43min de 12 de outubro de 2019 (UTC)J.Antunes