Discussão:Repressão política na União Soviética

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O artigo parece ter sido escrito por algum anticomunista fanático, que ainda tem medo que o PErigo Vermelho venha puxar o seu pé quando estiver dormindo.

Vou só apontar alguns detalhes:

  • A página não têm citações suficientes, e também peca por não apresentar visões diferentes sobre o mesmo assunto. Sabemos que houve várias disputas geopolíticas, ideológicas, militares, econômicas e diplomáticas envolvendo a URSS em suas relações com os Estados imperialistas e subdesenvolvidos. As opiniões, por isso, ficaram muito enviesadas. Havia quem defendesse com unhas e dentes, havia quem demonizasse pelas mais diversas razões: políticas, militares, diplomáticas e econômicas. Não apenas haviam disputas entre Estados, como também disputas entre partidos políticos, sindicatos, jornalismo e governo, e a demonização ou santificação eram constantemente armas discursivas nessas batalhas. Por tudo isso, é necessário valorizar a informação de primeira mão e apresentar opiniões diversas de pesquisadores científicos do assunto. E o artigo aqui está cheio de achismos demonizadores.
  • Um exemplo é a parte de "genocídio" e "limpeza étnica". A pesquisa científica jamais identificou alguma repressão étnica na antiga URSS. Havia o combate ao crime comum, de um lado, e a repressão política e ideológica, de outro. O máximo que se pode dizer é que algum grupo étnico foi especialmente atingido pela repressão política ou criminal, coisa que não é comprovada pelas estatísticas do sistema penal.
  • O "gulag" não era o campo de trabalho forçado, e sim o sistema carcerário soviético como um todo, que incluía campos de trabalho, colônias de trabalho, cárceres locais e prisões para detenções temporárias. O sistema penal ou aparelho repressivo inclui: cárcere, polícia, judiciário.
  • Deslocamentos forçados e coletivização forçada não são necessariamente repressão política.
  • Existe muita controvérsia em relação a tudo isso pelo excesso de especulações não verificadas e fontes "apócrifas".
  • Se quiserem fazer propaganda anticomunista, criem um blog de vocês, ao invés de ficarem tentando manipular a wikipedia, editando e desfazendo edições dos outros. Daqui à pouco a wikipedia em português vai mudar de nome para Fascistopédia.

--Brancaleone (discussão) 15h40min de 24 de julho de 2012 (UTC)[responder]

O artigo não foi "escrito por algum anticomunista fanático", apresentei fontes fiáveis para o assunto abordado, trata-se de uma tradução parcial da wiki-en (em breve darei uma revisada). Apresente fontes para o que disse, e se houver fontes insira de forma imparcial no artigo. Lord MotaFala Faço 16h51min de 2 de dezembro de 2012 (UTC)[responder]
O artigo está balanceado, se algum editor preocupado com a neutralidade dos artigos de uma olhada no Anticomunismo, aquele mostra claramente a vontade de transformar a WP em Comunispédia, ser anticomunista é ser NAZISTA, FASCISTA, membro da KKK???? de onde tiraram uma ideia tão estu...., voces tem ideia de quantos companheiros ANARQUISTAS foram mortos pelos COMUNISTAS? DARIO SEVERI (discussão) 02h44min de 3 de dezembro de 2012 (UTC)[responder]