Discussão:Rio Grande do Sul/Arquivo/2/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dados Populacionais

Atualizei os dados populacionais dos municípios do Litoral Norte com base no IBGE (http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2008/POP2008_DOU.pdf)

Os dados de outras regiões devem ser consertados também.

Municípios ao invés de cidades

Mudei para “Municípios” porque acho este termo, no caso brasileiro, mais apropriado do que “cidades”!

E também criei página específica: Municípios do Rio Grande do Sul

Ver também, redirecionado: Municípios gaúchos

Movimentos independentistas

Favor, citar as fontes das referidas pesquisas de universidades sobre apoio majoritario da populacao à idéia independentistas. Caso contrário, a informação não procede. >>>Tal afirmação já foi deletada.

origem

87% de caucasianos, 7% de pardos e 4% de negros somam ao todo 98%!

governadores

Criei um novo verbetes com a lista completa dos governadores do estado, pesquisei em fontes oficiaia. neste verbete coloquei apenas os governadores eleitos no últimos 20 anos.

Modificação no parágrafo inicial

Modifiquei a seguinte frase: "O Estado do Rio Grande do Sul pode não ser considerado um estado brasileiro pelas seus baixos índices de criminalidade no interior do estado e pela sua cultura influenciada de italianos e alemães" para o atual. Além de mal escrito, é um absurdo se referir a um estado da Federação como algo que "pode não ser considerado um estado brasileiro".

Agricultura e pecuária

Este tópico contém material retirado de [1]. Um abraço, Luís Felipe Braga 23:28, 10 Abril 2006 (UTC)

Cópias

Retirados extensos trechos copiados de http://www.scp.rs.gov.br/ATLAS --Mschlindwein msg 23:33, 29 Agosto 2006 (UTC)

Movimentos para a independência do Sul

Eu bem sei que este é um tema que comumente gera polêmica por todos os lados... os prós constumam achar que qualquer moderação é um ato de tirania e um boicote contra o Sul do país. Eu quero apontar alguns fatos que precisam ser esclarecidos, até mesmo para que o artigo continuem sendo um exemplo de qualidade.

  • O primeiro ponto é que eu busquei em vários meios de comunicação da internet e nada encontrei sobre estes movimentos na atualidade. Tentem no Google, e só encontraram - em grande parte - os sítios escritos pelos simpatizantes destes movimentos.
  • Segundo ponto: o movimento O Sul é o Meu País não é separatista, vocês estão confundindo com a república dos pampas. O que aquele movimento prega é uma descentralização de todos os estados brasileiros. Inclusive, os integrantes deste movimento estão sendo marginalizados por esta confusão (ver [2]).
  • Terceiro ponto: Mesmo o movimento "O Sul é o meu país" não pode ser considerado um fenômeno no Sul do país, e nem que possua relevância por aqui. Alguém consegue provar que este movimento é relevante utilizando informações consistentes,e não apenas eu acho?
  • Quarto ponto: Estamos escrevendo uma enciclopédia, posto isto, devemos buscar referências válidas para questões que no mínimo são polêmicas.
  • E para concluir: Em todos os estados brasileiros existe este sentimento contra a centralização do poder, isto não é inerente à região Sul do país. A própria Bahia (Recôncavo baiano) já foi separada do restante do país umas duas vezes. O mesmo já ocorreu no Maranhão, Pernambuco e no interior do Nordeste (Canudos). Isto não é nenhuma novidade, no entanto, nos artigos destes estados/ regiões não existem referências ao ideais de emancipação que por ali ainda sobrevivem.

Vamos analisar com calma e de forma comunitária estes tópicos. Um abraços para todos. Bruno Slessa 12:41, 22 Novembro 2006 (UTC)

Imagens

Não sei quantas vezes já disse isso, vou repetir mais uma vez: imagens são recursos para os artigos, o importante é o texto. A partir do momento em que a imagem passa a atrapalhar o texto, diminui-se o tamanho dela. Se para o texto ficar beleza a imagem tenha de ficar com uma visibilidade ruim, então é melhor que ela seja retirada, ainda mais quando tratamos de uma imagem que não mostra muita coisa. -- Fernando | (0) 17:02, 25 Novembro 2006 (UTC)

O autor acima está tentando evitar o "inevitável", é preciso mostrar imagens para a população do Rio Grande do Sul e do Brasil saiba a proporção destes fenômenos. Já que o Rio Grande do Sul só pode conter imagens "perfeitas", teremos que criar o artigo Fenômenos naturais do Rio Grande do Sul para poder ilustrar tal imagens. até logo. Nathan Sodré Salvatierra 15:53, 30 Novembro 2006 (UTC)

Tal proposição é falsa, já que podes ver que retirei ao longo dos últimos dias outras imagens, inclusive umas que mostravam paisegens ditas bonitas. -- Fernando | (0) 17:47, 30 Novembro 2006 (UTC)

Então vôce está retirando e colocando imagens? Quanta paciência! até logo! más um dia ainda vou criar:Fenômenos naturais do Rio Grande do Sul... Nathan Sodré Salvatierra 21:54, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Nada contra. -- Fernando | (0) 01:40, 5 Dezembro 2006 (UTC)

IDH

Olá, editores. Gostaria de pedir que quem conseguiu o IDH de 2006 que consta no quadro que por favor me passe a fonte para que eu possa distribuir aos outros editores da Wikipedia. Abraço e obrigado. Visconde 07:13, 10 Janeiro 2007 (UTC)

IDH

O IDH do Rio Grande do Sul destoa totalmente do Ranking anteriormente formado. Na minha opinião, ou deve constar o índice de 2000, ou se deve alterar os atigos do RS e SC (já que esse último afirma ter SC o maior IDH depois do DF)--Juri 15:35, 7 Fevereiro 2007 (UTC)

LINGUAS NÃO. SIM DIALECTOS OU GÍRIAS.

Coisas como "portunhol" ou dialetos não são linguas, naturalmente. Portanto deve ser substituido o título "linguas" por "dialetos", abulindo o "portunhol" da categoria de dialeto, remetido para nota de curiosidade linguística.

OS ESTILOS DAS CATEDRAIS ESTÃO MAL DEFINIDOS.

As catedrais das fotos nao são góticas mas neo-goticas. Uma delas até dificilmente é neo-gotica. Enfim, altere-se o erro sff.

Povos ameríndios

As informações sobre os povos índigenas do RS estão muito mal escritas! "Os primeiros povos ou povos originais da região do atual estado do Rio Grande do Sul já estavam aculturados" O que ele quiz dizer com "aculturados"? Que ele não tinham cultura? Depois ainda é escrito: "(ver Padre Roque Gonzales, filho de pai espanhol e de mãe nativa do Paraguai - o primeiro estrangeiro/europeu a pisar em solo riograndense)." Não existe nenhuma necessidade de colocar essa informação entre parênteses pedindo ao leitor "ver padre Roque Gonzales". Poderia ser feito uma breve descrição sobre a importancia do Padre Roque Gonzales e logo um link relacionando com o artigo pincipal sobre sua vida. Por que escrever "estrangeiro/europeu"? Por que não colocar só "extrangeiro" ou só "europeu"? Usuário:Glauber K 14:40, 23 Abril 2007 (UTC)

Tornados

Recoloquei os tornados como F2 pq um IP mudou para F3 e não colocou fontes para justificar a mudança. Caso existam as fontes, favor colocar no artigo. --Nice msg 21h32min de 1 de Agosto de 2007 (UTC)


Ei! Em janeiro de 1995, na semana do vestibular da UFRGS, o início das provas atrasou em meia-hora, devido a um tornado, ou tufão, ou furacão, ou ciclone, ou sei lá o que, durante a madrugada. Na zona zul de Porto Alegre, o evento foi assustador! O céu parecia "acender" e "apagar" indefinidamente, enquanto o vento arrastava folhas por toda a parte! Ninguém se lembra, não?

Só para falar...

O Artigo está muito bom, e como posso ver na Página de Discussão, os editores estão melhorando-o constantemente. Ele poderia ser até um do Melhores Artigos da Wikepédia. Viva o RS!

OBS:Eu fiz a seção 'o icidente das corujas', e no Link no artigo Atlântida, não havia um artigo sobre o múnicipio gaúcho, mas sim um artigo sobre o mito da cidade Submersa..

Apelos separatistas

Esta sessão está totalmente em desacordo com Wikipedia:Nada de pesquisa inédita.

O fato de existir (apenas na Internet) um grupo de pessoas desocupadas que, para não morrerem de tédio, inventam uma "separação do Sul", não implica que esse grupo deva ser citado no artigo.

Qualquer ser pensante sabe que tal "movimento" nem deveria levar este nome, pois nenhum gaúcho com instrução está participando de manifestações desse tipo.

Para uma região de um País se separar, é necessário uma lista de burocracias: haver conflitos étnicos, guerras civís e uma nação completamente distinta do resto da população do País. Só a ONU pode determinar se se separa ou não.

O Rio Grande do Sul não apresenta essas características.

Nem mesmo Quebec se separou do Canadá. Não vai ser o RS, que faz parte integral da nação brasileira ,que vai fazer isso,

Eu sou a favor de apagar tamanha bobagem.

A wikipédia não é espaço para grupinhos tentarem se promover. Opinoso (discussão) 01h28min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Expressões "popularescas"

Quanto ao trecho:

"Na educação, o estado apresenta indicadores dignos de países desenvolvidos"

Sem discussão de mérito, mas acredito que o texto (assim como outros trechos similares que porventura apareçam neste e em outros artigos) devam ser modificados. Expressões como "dignas de países desenvolvidos", "quase de Primeiro Mundo" e tais não são técnicas nem são apropriadas para uma enciclopédia. Aliás, são expressões muito populares aqui pelo Brasil, em que tudo se compara à Europa (ou, como diriam alguns brincando, "às zoropa").

Enfim, soa um tanto clichê e até provinciano. Melhor seria trocar por "Na educação, o Estado apresenta alguns indicadores de alto nível, aproximando-se de TAIS ou TAIS países desenvolvidos", o que seria uma comparação técnica e correta. Acho que, pesquisando pelo site da ONU, por exemplo, não é difícil fazer tais comparações, sem falar que não parece apenas "opinião".201.9.204.144 (discussão) 07h13min de 21 de Abril de 2008 (UTC)YgorCoelho