Discussão:Rio Mojiguaçu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O rio Mogi Guaçu, não tem nehuma ligação com o Tietê, ele desagua no rio Pardo, que desagua no rio Grande, que desagua no rio Paraná. (não assinado por:09:42, 17 Janeiro 2006 Kazak (Discussão | contribs))

Reynaldo 19:42, 31 Agosto 2006 (UTC)

Eu pescava no rio até recentemente, porém, era desagradável ver a enorme quantidade de embalgens plásticas que desciam na correnteza, exporadicamente o lançamento de resíduos industriais causa uma enorme mortandade de peixes, sem contar o esgoto de dezenas de cidades lançado ao rio sem tratamento. Já não pesco mais, lamentavelmente o rio esta morrendo. Ø 17:37, 19/04/2007

Esta é uma página de discussão, acrescente seu comentário não exclua o comentários anteriores. Ø 17:55 , 19/04/2007

- Aqui nao fala nada sobre o rio dos peixes de itapira , que se unem poucos metros antes da cachoeira (barragem da hidreletrica) em mogi-guaçu Gchiorato (discussão) 00h59min de 14 de Outubro de 2008 (UTC)

fontes[editar código-fonte]

ficou boa essa ultima editada que dei na pagina hein! minhas fontes foram um livro da Champion, agora internacional paper, de mogi guaçu. Livro que descreve detalhadamente todo traçado do rio. Vou tentar scanear as fotos do livro e enviar para a wiki um beijo e um queijo a todos Gchiorato (discussão) 01h34min de 14 de Outubro de 2008 (UTC)

fotos[editar código-fonte]

agora estou de ferias! vou scanear as fotos.. em 15 dias faço o upload

Gchiorato (discussão) 03h20min de 10 de Janeiro de 2009 (UTC)

Mogi-Guaçu ou Mojiguaçu?[editar código-fonte]

Esse artigo deveria ser escrito "Rio Mogi-Guaçu", pois é a forma consagrada, afinal, o artigo Rio Sergipe não está escrito Rio Serjipe, é o mesmo artigo diz:

O nome vem do tupi rio de siris (referindo-se ao rio Sergipe). Ao longo dos anos, a grafia oficial foi alterada para sergï-ype e sergipe. Embora a regra geral para palavras de origem tupi prescreva o uso da letra "j", o uso consagrado pela população e a tradição secular da grafia com a letra "g", confirmada por mapas, documentos oficiais, estudos científicos e normas legais torna correta a forma "Rio Sergipe", segundo a norma ortográfica vigente.

Isso mostra a contradição na Wikipédia, se Rio Sergipe pode ser escrito com "g", por que Rio Mogi-Guaçu não? E se o correto é "Rio Mojiguaçu", então, o mais correto não seria "Rio Serjipe"? Isso é realmente estranho. Patriotadoseculo (discussão) 15h45min de 7 de julho de 2012 (UTC)