Discussão:Rocinha/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 4 janeiro de Chronus no tópico Deixou de ser a maior favela do Brasil

Falta de padrão e imparcial[editar código-fonte]

Eu acho que o artigo, além de não estar no padrão "Wiki", parecendo apenas uma dissertação, está um pouco tendencioso. Parece ter sido escrito por alguém que mora ou convive com moradores da região: "As lutas de nossos antepassados nos anseia coragem e esperança para dar continuidade por melhores condições de vida." Esse e outros trechos do artigo mostram que ele não é imparcial.

---


A Rocinha como "a primeira favela do Rio de Janeiro"?


http://www2.prossiga.br/ocruz/principal.htm: "Em fins de 1905, uma comissão nomeada pelo governo federal para examinar o problema das habitações populares constatou que as demolições de prédios iam muito além de todas as expectativas, forçando a população a "ter a vida errante dos vagabundos e, o que é pior, a ser tida como tal". O relatório da mesma comissão fazia referência ao

Morro da Favela (atual Providência)

– "pujante aldeia de casebres e choças, no coração mesmo da capital da República, a dois passos da Grande Avenida" – que emprestaria seu nome ao, até hoje, mais destacado ícone da segregação social no espaço urbano da cidade."

Será mesmo a maior???[editar código-fonte]

A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro considera como maior favela desta cidade o complexo do Alemão, embora seja verdade que seus moradores dividam a mesma em várias comunidades diferentes(a Rocinha é considerada uma única comunidade em toda sua estensão por seus moradores).

  • Troquei o número de habitantes para "cerca de 56.000", pois esta é uma estimativa oficial, dada por um órgão oficial (o Instituto Pereira Passos, da Prefeitura do Rio). No entanto, há fontes que colocam a população da Rocinha em até 200.000 habitantes. Como é bem difícil se dizer a população de uma favela, não é possível sequer afirmar que a Rocinha é a maior (muitos dizem que Rio das Pedras ocupa este posto).

O Complexo do Alemão é, como diz o nome, um complexo de favelas, embora a Rocinha também venha sendo dividida em várias comunidades. Se formos contar complexos de favelas, há outros também maiores que a Rocinha, como o Complexo da Maré. Também seria importante explicar se é a maior em população ou em área. Como não sei, deixei o artigo como está, afirmando que a Rocinha é a maior favela do Rio.

Obrigado pela atenção e abraços. Ruela 15:00, 2 Dezembro 2006 (UTC)

Muitos erros de português[editar código-fonte]

Concordo plenamente com o último comentário. Este artigo está, além de imparcial e romantizado, repleto de erros de português - principalmente de pontuação e concordância. Também não vi referências bibliográficas para as informações sobre a história da favela.

Vou "endireitar" o português, espero qua alguem possa fornecer as fontes dessas informações. Recomendo ao autor original ler as regras da Wikipédia antes de redigir artigos na mesma.

Haralampi 11/05/2008

Milícia[editar código-fonte]

Estou retirando a parte sobre a milícia, que é absurda. Nunca existiu milícia na Rocinha, aliás, nunca ouvi falar de milícia na Zona Sul. Leandro Rocha (discussão) 04h08min de 12 de fevereiro de 2009 (UTC)

Excessos[editar código-fonte]

Penso que está havendo uma certa má vontade com o artigo pelo fato de se tratar de um texto sobre uma favela. Como já foi dito acima, é muito difícil obter informações oficiais sobre uma favela. Contudo, algumas informações são fáceis de se obter para quem conhece o dia-a-dia da favela. Por que desprezar o conhecimento de quem mora lá ou convive com pessoas da comunidade? Não é preciso ser um gênio das estatísticas para saber que o influxo maior de migrantes da comunidade é de pessoas vindas do norte/nordeste. Daqui a pouco vão estar colocando a tag "carece de fontes" até para afirmações do tipo: A água pode ser líquida, sólida ou gasosa.

Acham mesmo que vão conseguir fontes 'imparciais' sobre a história de uma favela? Quem escreve a história da cidade prefere esquecer que elas existem, quando muito são mencionadas ou lamentadas. Onde mais encontrar a história de uma favela senão na memória de seus moradores? No máximo vão encontrar isso num jornalzinho da associação de moradores do lugar ou algum livro obscuro.

Deveriam conhecer mais uma técnica chamada História Oral, antes de exigir fontes oficiais a respeito de lugares que a crônica oficial prefere ignorar. A história se baseia no relato dos vencedores, e qualquer narrativa, ou fonte, é tão parcial quanto esse texto ai.o comentário precedente não foi assinado por 189.93.172.159 (discussão • contrib.) Heitor pois não? 23h09min de 12 de maio de 2009 (UTC)

Classe média baixa?[editar código-fonte]

Não é o primeiro artigo que eu leio isso.Por que gostam tanto de definar bairros pobres como classe média baixa?Eufemismo?Não precisa,Rocinha é uma favela um bairro de gente humilde e pobre.Ninguém deve ter vergonha disso!É patética a forma que tentam suavizar a pobreza no Brasil.o comentário precedente não foi assinado por Ferreira de Lima (discussão • contrib.) Heitor pois não? 04h13min de 30 de maio de 2009 (UTC)

Falta de conhecimento[editar código-fonte]

Esse artigo está muito pobre de informação, sem fonte ou referências. Mas para falar a verdade, a Rocinha é um mundo muito complexo e contraditório, apaser de a favela ser famosa se conhece muito pouco sobre a região. Ninguém chega a um acordo sobre a quantidade demográfica da região. Os números do IBGE são muito baixos e os numeros apontados pelos moradores e outras entidades são exagerados. Ainda é preciso conhecer mais a Rocinha.o comentário precedente não foi assinado por João Belizário (discussão • contrib.) Heitor discussão 00h34min de 24 de agosto de 2009 (UTC)

Deixou de ser a maior favela do Brasil[editar código-fonte]

A prévia Censo 2022 mostra que a comunidade Sol Nascente, no DF passou a Rocinha em número de domicílios e habitantes segundo as fontes [1] e [2], deixando a comunidade com a segunda posição; a comunidade Sol Nascente fica a cerca de 35 km da Praça dos Três Poderes. Herr Matheus (discussão) 17h19min de 18 de março de 2023 (UTC)

@Herr Matheus: Corrigido! Chronus (discussão) 05h06min de 4 de janeiro de 2024 (UTC)