Discussão:Série 2620 da CP

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 21 de agosto de 2012 de Ajpvalente no tópico Corrente

Corrente[editar código-fonte]

Epá, isto é muito mau:

  • a fonte não indica nem alterna nem contínua (explicitamente);
  • se está indicada uma frequência na fonte (Hz), entáo é de certeza, implicitamente, que se trata de corrente alterna, como decorre dos respetivos atigos (Corrente contínua / Corrente alternada)

Ou seja, o IP tinha razão e a reversão foi despropositada. -- Tuválkin 22h52min de 20 de agosto de 2012 (UTC)Responder

Diz, sim senhor, repara no campo "motores de tracção": "2 / ALSTHOM / DC / tipo: TAB 660 A1". Eu não percebo muito de electricidade, mas "DC" para mim é direct corrent = corrente contínua. Certo ou errado, é o que está escrito na fonte, e enquanto não encontrarmos qualquer coisa melhor, serve... Tenho tido uma dificuldade tremenda em encontrar informações sobre esta série, e agarro-me a tudo o que encontrar. Outra coisa: tu colocaste no texto uma passagem a dizer que existiam 7 locomotivas ao serviço em 2011 - só que nós não sabemos a data dos dados, uma vez que a página da CP sobre esta série não tem data de última actualização. Tanto quanto sabemos, pode já estar desactualizada, pelo que é duvidoso estarmos a meter datas. --AJPValente (discussão) 00h04min de 21 de agosto de 2012 (UTC)Responder
Valente, pá, não me leves a mal, até por que o teu trabalho é valiosíssimo, mas vamos a ver se aqui não se dá ponto sem nó.
  • Quanto ao número de locomotivas, é certamente como dizes. Mas é o que se arranja. Proponho mudar-se para: «Em 2011, a CP reportava sete unidades em uso.» Assim fica a bola no campo deles. (até se pode ir ao archive.org e ver desde qd é q estão indicados sete.)
  • Quanto a corrente, esse DC refere-se aos motores, enqt q 25 kV @ 50 Hz é a alimentação do exterior, via catenária. (Q diabo, este computador está a tirar 220 V @ 50 Hz da parede mas os circuitos funcionam a 3,5 V, por que há um transformador no meio.) Na Refer, só há 25kV@50Hz e 1500V(DC) (ou então via não-eletrificada), nem vale a pena mencionar separadamente para cada locomotiva tal como se indica os rodados ou as dimensões — é como as bitolas, q só são ou 1668 ou 1000. (De resto, sempre q há Hz indicados é corrente alterna, é isso q os Hz querem dizer!) Ptto, uma coisa é a alimentação, outra é a eletrificação dos motores. Aliás, nas locomotivas diesel-elétricas, tb tens indicações de tantos voltes (geralmente DC, ptto sem Hz), mas não há alimentação via catenária.
-- Tuválkin 00h57min de 21 de agosto de 2012 (UTC)Responder
Claro que é nos motores... por isso é que meti esta informação na secção dos motores da ficha técnica, duh. Não temos indicação do tipo de corrente utilizada fora dos motores, e é por isso que não temos essa informação na ficha técnica. Basicamente, temos uma fonte que diz que os motores usam corrente contínua, por isso coloquei que os motores usam corrente contínua. Não temos fontes a dizer que corrente é utilizada em geral, por isso não inseri o tipo de corrente utilizada em geral. Qual é o problema? Tens receio de que haja equívocos, e que o pessoal pense que a o tipo de corrente utilizada nos motores seja a geral? --AJPValente (discussão) 07h00min de 21 de agosto de 2012 (UTC)Responder
Os motores terão eletrificações diferentes, claro. Não faço ideia dos detalhes, mas mesmo q seja óbvio q um motor tenha de funcionar com alterna ou contínua, acho q deverá ser tudo especificado.
Mas aqui o IP tinha corrigido e bem (ainda q sem fontes) a informação errada e erroneamente referenciada à CP de que a catenária traz corrente contínua.
-- Tuválkin 10h04min de 21 de agosto de 2012 (UTC)Responder
Ups, certo, tens razão. É o que dá, falar das coisas sem as perceber. E ainda para mais, a página da CP não é de fiar muito, como já deves ter reparado, na discrepância das datas, que corrigi há bocado. Mas assim, no texto, para não ficar uma informação sem fontes, devíamos simplesmente retirar a referência ao tipo de corrente; desta forma, "A tensão de catenária utilizada é de 25 kV – 50Hz, em [[Corrente contínua]]" passava a: "A tensão de catenária utilizada é de 25 kV – 50Hz.".--AJPValente (discussão) 10h20min de 21 de agosto de 2012 (UTC)Responder
Pois, mas há fontes para isso: O diretório da rede da Refer, pág. 67-68.
Repito uma coisa importante: Quando se indica uma frequência (em Hz) junto com uma tensão (em V) trata-se sempre, implicita mas trivialmente, de corrente altern(ad)a, por definição. Não necessitas de fontes específicas para isso, já que decorre do que está (ou deveria estar) no artigo "Corrente alternada". Até se podia fazer assim:

123 kV a 45 [[Corrente alternada|Hz]]

, isto é tão bem fundamentado (ou trivial) como, sei lá,

[[Hemisfério sul|latitude < 0°]]

-- Tuválkin 11h07min de 21 de agosto de 2012 (UTC)Responder
Ah, certo, não estava a perceber! Pois, assim, subentende-se a presença da corrente alterna, pelo que se pode considerar esta referência como válida. Obrigado, vou editar o artigo para reflectir este facto. muito bom ! --AJPValente (discussão) 11h22min de 21 de agosto de 2012 (UTC)Responder