Discussão:Salário mínimo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Parcialidade[editar código-fonte]

Este artigo não esta seguindo a política da wikipédia de manter um ponto de vista neutro. O artigo inteiro esta escrito do ponto de vista neo-clássico, e o pior é que não esta colocando como sendo uma posição teórica e sim como sendo a única verdade. Vou tentar trabalhar nesse artigo nos próximos dias.Chico (discussão) 18h11min de 31 de Dezembro de 2007 (UTC)

Concordo que o artigo ainda se encontra em estado precário. Adicionei uma discussão com criticas do modelo clássico em favor do modelo de mercado monopsonista. A discussão teórica deste modelo de mercado é bem complexo e eu ainda não tive tempo de traduzir do Inglês. Retirei também alguns comentários a favor da visão Marxista do trabalho porque não cabia na discussão teórica do modelo clássico. Não sou contra expor este modelo, mas acredito que ele deve ser exposto de forma completa. Eu incentivaria até a criação de uma seção no texto explicando modelos alternativos, e visões ideológicas. Afinal o salário mínimo é uma escolha importante das sociedades, e o seu impacto é muito maior do que pura estatística. comentário não assinado de IndridCold (discussão • contrib) 09h58min de 1 de março de 2008 (UTC)
Também acho que o artigo está bastante imparcial. Um exemplo pode ser visto na seguinte frase: "Para eles o salário não é determinado por um mercado e sim por uma luta entre os trabalhadores e os capitalistas; (...)". O capitalistas parece ser usado de forma meio pejorativa, como se os trabalhadores fossem pessoas de bem que trabalham e capitalistas exploradores malvados. Fiz uma pequena alteração para não ficar tão absurdo, mas infelizmente não tenho conhecimentos suficientes de economia para melhor o artigo como um todo. comentário não assinado de Sdemario (discussão • contrib) 11h10min de 27 de fevereiro de 2008 (UTC)
O artigo foi escrito por "comunas" ‒ Este artigo está muito marxista-socilista e faz um contra-capitalismo, por favor façam um artigo neutro e sem ideologias. comentário não assinado de 201.75.131.37 (discussão • contrib) 8h54min de 3 de janeiro de 2008 (UTC)

Link errado[editar código-fonte]

O link para esta pagina em inglês, salário minimizo, esta errado. Leva a pagina, em inglês, sobre a constituição brasileira. Não sei como mudar, quem souber... comentário não assinado de 88.157.120.205 (discussão • contrib) 01h51min de 11 de junho de 2008 (UTC)

Confuso[editar código-fonte]

A parte da discussão teórica está confusa demais para estar num artigo de enciclopédia. comentário não assinado de Muxaxo (discussão • contrib) 17h30min de 6 de maio de 2009 (UTC)

Fonte mostra informações diferentes[editar código-fonte]

Na seção que conta a história do Salário Mínimo no Brasil, o artigo nos conta que, no princípio, a diferença entre o maior e o menor salários no Brasil era de "2,67 por cento". Já o artigo no site do governo brasileiro <http://www.fazenda.gov.br/portugues/salariominimo/salario_evolucao.asp>, de onde foi tirada a informação (segundo item das Ligações Externas), diz que a diferença entre o maior e o menor salários era de "2,67 vezes", como mostra gráfico disponível no próprio site. O erro se repete da mesma forma logo depois, quando se diz que, em 1943, a diferença era de "2,24 por cento", quando se tratava, na verdade, de um salário 2,24 vezes maior que o outro. comentário não assinado de 201.22.104.72 (discussão • contrib) 19h10min de 24 de julho de 2010 (UTC)

Valor de "salário mínimo" é para o salário líquido do empregado?[editar código-fonte]

É muito difícil encontrar a resposta para essa questão na Internet e na Lei. Acredito que ela faz parte da conceituação de salário mínimo. Também perguntei a respeito em Discussão:Salário no Brasil#Salário líquido vs. salário mínimo. Penso ser de suma importância para ambas as páginas.

Alexandre Magno (discussão) 00h33min de 7 de janeiro de 2016 (UTC)