Discussão:Seleção Brasileira de Futsal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Não houve mundiais em 1982 e 1985. O primeiro campeonato mundial foi em 1989. Portanto o Brasil conquistou 4 e não 6 campeonatos mundiais.

--Andre (discussão) 18h14min de 11 de abril de 2012 (UTC)

Título ambíguo[editar código-fonte]

Fiz a renomeação da página para especificar qual é a seleção a ser tratada. Não há qualquer predominância, preferência ou prioridade que "privilegie" os homens com esse título geral. É um título ambíguo. O editor W.SE moveu a página sem qual quer justificativa, na verdade apontou esta discussão, em que não escreveu nada, não argumentou nada. O título correto precisa ser adotado. Luan fala! 16h38min de 8 de outubro de 2015 (UTC)

Não é questão de "priorizar homens". A seleção brasileira de futsal masculina é mais notória que a feminina, por isso, e pelo fato de só haver duas seleções (a masculina e a feminina) é preferível que se use o título Seleção Brasileira de Futsal para a masculina e que seja colocada a nota "Nota: Este artigo é sobre a seleção masculina. Para a feminina, veja Seleção Brasileira de Futsal Feminino." para facilitar a vida de quem procure o artigo da feminina. Este é o padrão para quando o titulo serve pra dois artigos, se for 3 ou mais, poderia ser adotado uma página de desambiguação, o que não é o caso. W.SE (discussão) 04h26min de 13 de outubro de 2015 (UTC)
Ainda assim continua ambíguo, W.SE. Isso não acontece com a maioria dos títulos da seleções, veja Categoria:Seleções esportivas nacionais do Brasil. Não é porque a seleção de futebol é a mais conhecida das seleções, que o artigo se chama Seleção Brasileira. E Seleção Brasileira de Futebol também é um erro no título superdifundido por aqui, não é possível a difusão de outro. Esse é o verdadeiro padrão, nome certo à coisa certa. Do mesmo jeito tem-se Copa do Mundo FIFA e para o qual é redirecionado Copa do Mundo. Assim que é feito. Luan fala! 19h07min de 13 de outubro de 2015 (UTC)
Eu discordo de desambiguações de 2 artigos como essas: Seleção Brasileira de Voleibol e Seleção Brasileira de Basquetebol, porém relevo porque os artigos, masculino e feminino, são de notoriedade parecidas. Porém com relação ao futsal e futebol a disparidade entre o masculino e feminino é extrema. Ainda mais em relação ao futebol pois a seleção masculina extrapola o aspecto esportivo e é de grande relevância cultural para o Brasil. Além disso é o estilo de título padrão para seleções de futebol e futsal tanto nesta Wikipédia como nas outras. Seria um preciosismo totalmente desnecessário colocar o masculino no título das seleções de futebol.. por exemplo, em Seleção Espanhola de Futebol e en:Germany national football team (veja que aí tem a mesma predefinição This article is about the men's team. For the women's team, see Germany women's national football team. que eu coloquei neste artigo). E os exemplos que você deu são muito fracos pra demonstrar o que você pretendia, porque "Seleção Brasileira" tem várias, de dezenas de esportes, enquanto que Seleção Brasileira de Futebol só tem duas. Reveja o que falei lá em cima Este é o padrão para quando o titulo serve pra dois artigos, se for 3 ou mais, poderia ser adotado uma página de desambiguação, o que não é o caso.. E, acho que vocês mesmo esqueceu, que Copa do Mundo tem outra... a feminina... mas como a masculina é muuuuito mais notória o título "Copa do Mundo FIFA" fica, acertadamente, com a masculina. Ou você já quer mudar pra "Copa do Mundo FIFA Masculina" também? W.SE (discussão) 10h07min de 14 de outubro de 2015 (UTC)
"Copa do Mundo FIFA" é o título oficial, não há o que fazer. Mas a marcação da diferença é possível neste caso aqui. Você me pediu outro exemplo então vamos lá: Seleção Coreana de Futebol, ainda que a seleção sul-coreana seja mais conhecida, melhor classificada, etc. E o futebol não é algo especial, nem o futsal, que não deva seguir o que há nos artigos sobre esporte em geral (aqui não é programa "esportivo" que na verdade só fala de futebol). Você fala em preciosismo, outros em viés de gênero para criticar a Wikipédia. Por fim, desambiguações não são proibidas para somente dois artigos, aqui é o mesmo caso de Vizsla, uma exceção (como também é o da Coreia). Luan fala! 16h12min de 16 de outubro de 2015 (UTC)
Tanto tempo depois, sem nenhuma contra-argumentação, então creio que posso prosseguir com as renomeações. Luan fala! 13h58min de 25 de novembro de 2015 (UTC)

Feito Luan fala! 19h04min de 25 de novembro de 2015 (UTC)

Não tem nada a ver o exemplo da Seleção Coreana. Existe a desambiguação porque há dois países: a Coreia do Norte e a do Sul. O que está em discussão é sobre seleções masculinas e femininas. Seu exemplo é totalmente inadequado. W.SE (discussão) 19h33min de 30 de dezembro de 2015 (UTC)

Outra coisa, você acha que é só mudar a Seleção brasileira de futebol para Seleção brasileira de futebol masculino, e pronto? Já imaginou quantas milhares de páginas seria preciso consertar a ligação interna? Quantas categorias e subcategorias, predefinições de elencos, bandeiras, seleções, infoboxes, competições; ligações internas em artigos de jogadores, técnicos, torneios, clubes, etc? Multiplique pelas outras mais de 200 seleções nacionais de futebol da atualidade e do passado (União Soviética, Iugoslávia, Thecoslováquia, etc)? Dezenas de milhares de páginas foram construídas tendo como base este nome "Seleção brasileira de futebol" se referindo a seleção masculina. Você está querendo destruir um trabalho gigantesco de mais de uma década de Wikipédia por um mero preciosismo totalmente desnecessário. Seja razoável. W.SE (discussão) 19h27min de 31 de dezembro de 2015 (UTC)

E você está tão bitolado com o tal do "viés de gênero" que até quando a seleção feminina não existe, você muda o nome, como percebi pro futebol de areia. W.SE (discussão) 20h03min de 31 de dezembro de 2015 (UTC)

@W.SE: da mesma forma em que há dois países, há duas seleções. Igualzinho. E esse gigantesco trabalho foi feito nas predefinições, as ligações nos artigos são desnecessárias uma vez que o título ambíguo permaneceu como redirecionamento. Queira corrigir todas as suas edições para a diferenciação que havia, você modificou sem ouvir o outro lado (passou meses fora e volta já desfazendo tudo). Luan (discussão) 21h58min de 2 de janeiro de 2016 (UTC)

Seleção Coreana de Futebol é um termo peculiarmente ambíguo porque na verdade existem 4, e não duas duas seleções (masculina e feminina de cada país). Mas enfim, óbvio que há raras exceções no entendimento geral de que se há apenas dois artigos com títulos "iguais" é dispensável criar um "terceiro" só para desambiguação (uma coisa inútil, com exceções). Vai depender da peculiaridade de cada situação. Cabe o bom-senso, assim como relevo o caso de Seleção Brasileira de Voleibol, de basquete, e de vários outros esportes. Você, repito, está bitolado na questão de gênero e quer seguir uma regra inflexível inventada por você mesmo, pois todas as grandes wikipédias (inclusive a nossa) usa para os títulos de seleções de futebol a maneira como defendo, há mais de uma década. Sugiro ainda que terceiros debatam esse assunto, pois já vi que vc está com a mente dominada pela questão de gênero, ignorando outros aspectos para compor os títulos. W.SE (discussão) 03h16min de 5 de janeiro de 2016 (UTC)