Discussão:Uruguai/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Música também é cultura![editar código-fonte]

Vamos inserir na seção "Cultura", as coisas sobre a música uruguaia. Nessa informação, pode se conter desde seus ritmos históricos até suas atualidades (como a música pop). Tenha uma boa estadia na Wikipédia. Antensiosamente Vhg msn 21h03min de 3 de Novembro de 2007 (UTC)

....................................................................................................

O mandato de Vázquez teve início em março de 2005. Pelo que sei ele foi eleito este ano! Mas como não tenho fontes, deêm uma olhada.

....................................................................................................

Contradição na língua oficial[editar código-fonte]

Nos artigos inglês e espanhol da Wikipédia http://en.wikipedia.org/wiki/Uruguay e http://es.wikipedia.org/wiki/Uruguay dizem que a língua oficial é espanhol. Mas no artigo português, diz "Não há língua oficial, de facto o espanhol; o português é o segundo idioma mais falado." Que é a verdade? Tambem notei isso na discussão do artigo inglês. (Sou americano; desculpe me e por favor me mostre se fiz erros no meu português... :) ) 207.172.220.155 (discussão) 16h05min de 14 de Julho de 2008 (UTC)

Olá amigo! Então temos que pesquisar. Ao olhar o texto constitucional uruguaio, não encontrei qualquer referência a língua oficial. Mas pode haver em outras leis menores. http://www.parlamento.gub.uy/constituciones/const004.htm
Seu texto em português está realmente bom. Notei apenas erros menores. Faltaram um acento, algumas preposições e alguns artigos, e você trocou 'Qual' por 'Que': "língua oficial é 'o' espanhol", "Mas no artigo 'em' português", "'Qual' é a verdade?", "'Também'...do artigo 'em' português.", "'desculpe-me'". Um abraço, 189.73.207.120 (discussão) 11h59min de 4 de Agosto de 2008 (UTC)

A respeto da lingua oficial tenho certeza, es o espanhol o castellano (acho não ser possibel não ter lingua oficial) e esso do portugues ser a segunda não existe, não tem segunda lingua.o comentário precedente não foi assinado por 189.30.66.171 (discussão • contrib.) [[Usuário:Chronus] discussão 01h53min de 8 de Setembro de 2008 (UTC)

a lingua oficial é o espanhol assim como no brasil é o portugues.a diferença é que como no brasil é falado um dialeto(derivado da lingua original)não existe esse negocio de uma segunda lingua só se a pessoa que escreveu tal artigo foi pesquisar na fronteira com brasil aí a pesquisa é totalmente nula.o comentário precedente não foi assinado por 200.96.8.90 (discussão • contrib.) Chronus discussão 07h25min de 4 de agosto de 2009 (UTC)

As informações constantes na secção Vegetação referem-se a características do estado do Rio Grande do Sul, no país vizinho Brasil, e não ao Uruguai, onde sequer há planalto segundo me consta. E o início do Rio Uruguai está próximo da divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, dentro do Território Brasileiro, onde há a confluência dos rios Canoas (vindo do norte) e Pelotas (vindo do leste), distante mais de 650 quilômetros do território uruguaio mais próximo. Outro ponto inconsistente é a presença da mata atlântica no Uruguai. Segundo o mapa que consta do endereço http://www.arocha.org/br-pt/3096-DSY.html?language=default , essa formação vegetal não alcança o território uruguaio.o comentário precedente não foi assinado por 187.5.99.149 (discussão • contrib.) Chronus discussão 10h49min de 5 de janeiro de 2010 (UTC)


Há planalto sim, visto que relevo de rochas acamadas resistentes, como as rochas vulcânicas (e os arenitos) que existem no país, formam planaltos (e chapadas), não significando simplesmente ser alto e plano. Isto é válido pro RS, onde a serra do nordeste é na verdade um planalto, o que acontece é que a erosão por parte dos rios tornou a geomorfologia muito acidentada, causando a confusão e assim sendo erroneamente definida como serra.

Meu português nao é muito bom, mas eu estaba leyendo o artículo é encontrei que diz: "Em 1973, ocorreu um golpe militar com dura repressão por parte do governo e que favoreceu o surgimento de movimentos de oposição e de guerrilha, como o dos tupamaros."

Isso nao é certo no absoluto. Os tupamaros ou MLN-T (Movimiento de Liberación Nacional - Tupamaros) foi um grupo guerrilhero que surgeú na década do '60, os inicios podem ser discutidos. Mas o que resulta indiscutible es que os tupamaros nao surgen depois do Golpe de Estado (nao foi um golpe militar unicamente). É mais pra 1972 os tupamaros foi completamentes derrotados como organizacao, mas logo durante a dictadura muitos de suos principais dirigentes e figuras forom torturados e asesinados.o comentário precedente deveria ter sido assinado por 190.134.36.83 (discussão • contrib.) Chronus diz aí! 13h20min de 25 de setembro de 2010 (UTC)

Edité pra sacar issa informacoe erronea. Eu acho que nao tenho que dar fontes pra sacar uma afirmacoe. A afirmacoe anterior (totalmente falsa) é a que necesita de uma fonte em cualquer caso. De cualquer manera, si você gosta do colocar fontes posso sugerir "Estado de Guerra" por Alfonso Lessa, "Agonía de una Democracia" por Julio María Sanguinetti ou cualquer outro livro da historia recente do Uruguai pode server pra issos fines. Adeús.--190.134.77.31 (discussão) 03h00min de 26 de setembro de 2010 (UTC)

O direito ao voto para as mulheres no Uruguai foi em 1927[editar código-fonte]

O direito ao voto para as mulheres no Uruguai foi em 1927