Discussão:Usina Hidrelétrica de Itaipu/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eu cliquei no link "Santa Helena" que te mandava pras cidades que recebiam royalties da usina, ela me levou pra uma ilha da Inglaterra, sugiro que corrijam esse erro.o comentário precedente não foi assinado por 201.40.179.180 (discussão • contrib.) 10h45min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

Obrigado pela dica. -- Jorge Peixoto (discussão) 10h42min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

Maravilha do Mundo?[editar código-fonte]

Por mais que eu sendo paranaense e preferia ter essa grandiosa obra como uma maravilha do mundo moderno, não encontrei nenhuma fonte que diga isso! Alguem tem uma fonte?

De acordo com a lista criada pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.o comentário precedente não foi assinado por Fredguapo (discussão • contrib.) Heitor discussão 01h09min de 3 de fevereiro de 2009 (UTC)

Cadê Sete Quedas?[editar código-fonte]

Gostei muito do artigo, só estou sentindo falta de uma referência maior sobre o Salto das Sete Quedas.

Gbiten 22:29 15 de Julho de 2004 (BRT)

De fato, é uma lacuna no artigo. Se tiver algum conhecimento sobre o tema, fique à vontade para acrescentar essa seção ao artigo. --Patrick 15:56, 16 Jul 2004 (UTC)

Hidroelétrica/Hidrelétrica[editar código-fonte]

Só uma pergunta: Hidrelétrica? Não hidroelétrica? Não modifico porque não sei se é caligrafia do Brasil, mas de qualquer modo soa-me um pouco estranho. De resto muito interessante!--Lusitana 10:22, 28 Jan 2005 (UTC)

No Brasil as duas grafias são aceitas. -Diego UFCG 11:22, 28 Jan 2005 (UTC)

Cheia e Vazia !!![editar código-fonte]

O que acontece quando a barragem está muito cheia, quase transbordando ?? E quando está muito vazia, o que eles fazen para não pará-la ?? Junior.

Quando o nível do reservatório está muito alto são abertas as comportas do vertedouro. Se o nível fica muito baixo acho que só se pode torcer por mais chuvas, ou pedir que seja liberado mais água das barreiras a montante, se for possível. usuário:VdSV9
Quando o nível está muito baixo, também são ativadas usinas termoelétricas para substituir o potencial perdido em Itaipu.

Especificações técnicas[editar código-fonte]

Senti falta de maiores especificações técnicas, mas posso contribuir com esta parte. --Carloskleber 12:26, 20 Julho 2006 (UTC)

oi tdb

Problemas sociais e ambientais[editar código-fonte]

Quais os problemas sociais e ambientais na construção dessa usina?

Jurisdição[editar código-fonte]

O artigo diz que A área onde está localizada a usina não é considerada parte do Brasil nem do Paraguai, tendo jurisdição própria.. Ao razoável nível que conheço do direito constitucional, a divisa fluvial de dois países pertence aos dois países. Dizer que a usina tem jurisdição própria é dizer que ela é soberana, o que é um absurdo, já que existe um acordo binacional, entre o Brasil e o Paraguai, quanto à remuneração da produção. Retirei o trecho do artigo até que venham melhores explicações ou fontes. --Lutz 20h01min de 23 de Outubro de 2007 (UTC)

Aproveitamento/Eficiência[editar código-fonte]

O artigo diz que o reservatório de Itaipu tem o maior aproveitamento em relação à área inundada. Corrigindo: o reservatório da Usina Hidrelétrica de Campos Novos tem aproveitamento melhor.

UHE	         area (km²)	potencia (MW)	 p/a (MW/km²) 
porto primavera	  2.250 	  1.800 	   0,80000 
tucurui	 	  2.850 	  8.420 	   2,95439 
itaipu	 	  1.350 	 14.000 	  10,37037 
ita		    103 	  1.450 	  14,07767 
tres gargantas	  1.045 	 18.200 	  17,41627 
campos novos	     26 	    880 	  33,84615 

Os dados relativos a área e potência instalada foram consultados nas páginas da wikipedia em português abaixo

Usina hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera)
Usina Hidrelétrica de Tucuruí
Usina Hidrelétrica de Itaipu
Usina Hidrelétrica de Itá
Usina Hidrelétrica de Campos Novos

E da página em inglês:

Three Gorges Dam

Nicholas, 13/05/2009.

GEOCORDENADAS[editar código-fonte]

Gostaria de adcionar a cordenadas da localizacao na itaipu mas nao estou conseguindo alguem poderia me ajudar..

Feito. Fasouzafreitas (discussão) 01h50min de 22 de abril de 2012 (UTC)
Olá, eu vi que a adição das coordenadas geográficas está no topo central a direita, mas ela aparece parcialmente, como se faltasse espaço. Eu tentei usar um código HTML pra forçar que as coordenadas aparececem inteiramente, mas essa não é minha melhor área. Acho que é só um erro de formatação que pode ser facilmente corrigível, alguém saberia como? Usei o código p style="text-align: right;", mas deu errado eu acho. Abraços, 200.155.134.108 (discussão) 15h47min de 13 de dezembro de 2014 (UTC)

Erros quanto potência e energia na introdução[editar código-fonte]

Na comparação com a usina da China há erros que geram confusão: " ... a Barragem das Três Gargantas, que em 2014 produziu 98,8 milhões de megawatts, contra 98,5 MW de Itaipu 1 2." Esse fragmento me parece dizer que a usina Chinesa gera milhões de vezes mais energia que a usina de Itaipu. Há erros também nas unidades. A usina chinesa, de acordo com a fonte 1, gerou 98,8 TWh (terawatts-hora) (98,8 milhões de megawatts-hora) em 2014, e a fonte 2 diz a usina de Itaipu gerou 87.795 GWh em 2014 (há diferença entre ponto e vírgula), o que é equivalente a 87,795 TWh, portanto a usina Chinesa produziu cerca de 12,5% mais energia que a usina de itaipu no mesmo período. Há diferença também entre potência (Watts e derivadas) e energia (Potência*tempo).

Apresente fonte, não especule O "R" Aliado 18h33min de 25 de fevereiro de 2015 (UTC)

Ok, eu não vou re-desfazer o que foi feito, porém a informação que eu 'arrumei' conflita com as próprias fontes 1 e 2. De acordo com a fonte "2" (itaipu.gov...) cita que em 2014 a produção de energia foi de 87.795GWh (unidade de energia), que é equivalente a ~87TWh (energia), e que a potência máxima instalada é de 14.000MW (potência), equivalente a 14GW (potência). Se conferir os conceitos básicos de física e unidades do SI, irá verificar o mesmo. A versão em inglês da mesma página da wikipedia confirma o que eu digo.

Caro usuário 'O revolucionário aliado',

Você precisa se dar conta de que está repetindo insistemente em erros de Física. Como você manifestamente não conhece o assunto, por que então continua a propagar erros?

Será possível que, para contribuir na wikipédia, seremos obrigados a ensinar Física a quem não entende? Não é melhor ter humildade e consultar algum conhecido seu que entende, antes de prejudicar toda uma comunidade com seus erros?

Em que pese sua atividade na wikipédia e suas boas elogiadas contribuições, você tem demonstrado uma dificuldade em aprender com os seus próprios erros: se você não entende de energia e nem de potência, o que é absolutamente normal (afinal cada um de nós ignora tantas coisas), isto não lhe dá o direito de desfazer correções neste assunto.

MWh é medida de energia e pode ser escrita de uma forma um pouco mais popular como megawatt-h, mas jamais como megawatt/h. Eu havia corrigido este erro ontem e você dezfez. Vi agora há pouco que outro usuário refez minha correção, o que mostra que esta página está sendo cuidada por outras pessoas que, como eu, entende de física. Eu sou engenheiro de eletrônica e conheço bem.

Verifiquei que em 2015 você cometeu vários erros desfazendo correções do tipo: MWh como media de potência, quando todos físicos e engenheiros da área sabem que esta é uma medida de energia.

Na esperança de que você tenha humildade em assumir seus próprios erros, evitando de propagá-los pela internet, subscrevo-me.

--Pronkovo (discussão) 23h17min de 5 de fevereiro de 2016 (UTC)

Especialistas?[editar código-fonte]

A Wikipédia não cobra especialidades de ninguém, apenas WP:V (A obrigação de providenciar uma fonte reputada cabe ao editor que deseja introduzir novo material e não aos editores que desejem remover esse mesmo material.). Então pare de lero-lero e cumpra as regras determinadas pela comunidade. O "R" Aliado 00h37min de 6 de fevereiro de 2016 (UTC)

Com este tipo de artifício, especulando no resumo mas não apresentando fontes para a modificação, existem milhares de erros nesta enciclopédia, apenas ver Wikipédia:Informe um erro. O "R" Aliado 00h40min de 6 de fevereiro de 2016 (UTC)

Erro da unidade[editar código-fonte]

Olá, desculpe se eu faço erros agora porque ainda estou aprendendo como editar Wikipedia. Eu notei que a unidade de Capacidade de geração no resumo de Itaipu diz que a capacidade é 14.000 Megawatt-hora. Isso deve ser em Megawatt, mas eu não consegui alterar! Alguém sabe? Obrigado! Jop, abril 6 de 2018