Discussão:XML
Adicionar tópicoEstou a iniciar-me no XML. Gostaria de saber se em xml é necessário um editor de XML ou o que é que devo usar. Se escrever código no bloco de notas, como é que posso depois visualizá-lo.
--
o comentário acima não foi assinado e duvido muito que o autor volte aqui para ler minha resposta. eu ate *poderia* ver no histórico qual ip deixou isso aqui, mas, ao invés disso, vou tentar fazer uma seção que se explica a edição de xml (se não houver objeção). a resposta é: pode editar com bloco de notas sim! e pra visualizar, vc usa o bloco de notas ou outro editor de texto, hehe. se alguem sabe a sintaxe exata, seu xml escrito "na mão" funcionará tão bom quanto um gerado automaticamente. EliasAmarald 03:05, 21 Agosto 2006 (UTC)
Se o xml é uma linguagem para troca de informações entre sistemas qual a sua vantagem em relação a um arquivo texto puro Ronaldo 27.10.06
Na verdade, Ronaldo, o texto puro (ou seja, arquivos de configuração baseados em linha) é muitas vezes mais adequado que o XML (que apesar de ser também texto puro, é baseado em blocos), por ser mais simples e mais intuitivo (Algumas filosofias de desenvolvimento, como a filosofia UNIX, pregam que este formato é em grande parte superior).
Mas o XML, por ser baseado em bloco (no caso do XML, os blocos são as tags), permite um melhor armazenamento de dados estruturados, ou seja, dados que contém outros dados dentro de si mesmo, como uma página da internet, um documento de texto formatado, ou mesmo uma imagem vetorial.
Acho que vou tentar explicitar isso no artigo.. --EliasAmarald 22:57, 9 Dezembro 2006 (UTC)
Adicionei uma explicação do porque o xml não é 100% aceito, esta ainda bem crú e espero que ela seja melhorada pelos próximos que passarem por aqui. Se alguem editar o artigo sobre xml e puder me avisar através da minha página de usuário para que eu possa olhar como ficou eu agradeceria muito.
Abraços, --Gandbranco 14h49min de 10 de Outubro de 2007 (UTC)
- É mais simples você vigiar a página, assim, cada vez que ela é modificada, você recebe uma notificação. --Leonardo Stabile msg 16h47min de 10 de Outubro de 2007 (UTC)
Percebi que após o conteúdo que eu colaborei alguem arrancou ele o que acho de mau gosto se tratando de Wiki, afinal aqui é um lugar para adicionar e corrigir informações, jamais reduzir e eliminar. Se a informação faltava dados e referências deveria ser ampliada e adicionado, sem elimar nenhuma informação a qual eu coloquei.
Após terem removido o texto, constatei no histórico a tentativa de alguem em recuperar a informação que eu tinha postado. Em seguida alguem adicionou mais informações ainda dizendo que faltavam referências (ótimo, faltava mesmo era apenas um pontapé inicial) e que o conteúdo era imparcial (?). Se o conteúdo era imparcial, então todo o artigo é imparcial a favor do uso do xml. É mais visivel ainda a imparcialidade ao ver que eliminaram textos adicionados que mostram um lado ruim do xml.
Sou analista de sistemas, formado em Ciências da Computação e ja li diversos textos referentes ao lado ruim do xml e vejo uma crescende comunidade anti-xml crescendo com o argumento que ele é complexo ao entendimento de pessoas leigas. E minha inclusão do texto tinha este proposito, colocar esta informação a quem procurasse sobre XML.
É muito fácil entender o exemplo de "receita de pão" fornecido mas é bem complicado entender um xml gerado por programas atuais que vemos por ai.
Estou resgatando a revisão com a adição que coloquei e peço que a pessoa que vem vandalizando o texto, corrija a imparcialidade se houver e adicione as referências em vez de apenas "capar" o artigo.
Obrigado, --Gandbranco 17h04min de 4 de Novembro de 2007 (UTC)
Eu achei que colocando aqui o que sei sobre diversos sistemas que participei, sobre as experiencias positivas e negativas sobre o XML poderia ajudar os usuários que procurassem essa página. Mas como insistem em capar o artigo e removendo dele o lado ruim do uso exagerado do xml, sem mostrar quais seriam as formas que "concorrem" com ele e em que situações o xml é ideal, e em que situação ele não é aconselhavel. Me retiro de prestar qualquer ajuda ao wiki, nesse ou em qualquer artigo.
Fica abaixo a minha ultima contribuição (não publicada) para caso tenha alguma alma que queira dar continuidade em tentar colocar esse assunto faltante no artigo de xml. Se um dia o wiki voltar ao que era em sua origem onde se tinha menos egos, e nenhum texto era capado e sim melhorado eu voltarei a colaborar.
Uso do XML
[editar código-fonte]XML tem sido utilizado largamente pelos desenvolvedores mesmo quando em muitas situações que poderiam ser substituídos por formatos mais simples como por exemplo o properties. Em um arquivo XML você encontra grande quantidade de informação repetida, prejudicando a velocidade de transferência real de informação (quando esta é transportada na forma de XML). Um arquivo XML como se pode ver nos exemplos é bem pouco intuitivo, prejudicando pessoas leigas a editá-lo e, na realidade, arquivos muito grandes de XML não são facilmente editáveis nem por pessoas experientes ou ainda não ser usado por muitas plataformas como método nativo para carregar objetos antes serializados.
Apesar do XML ser um ótimo padrão para transferir dados o uso dele de forma exagerada tem feito surgir alternativas para situações específicas. Uma das alternativas ao XML é o formato do json que consegue carregar nativamente objetos serializados, usado mais comumente em java, python e PHP. Ou o properties utilizado para carregar propriedades em objetos java e facilitar a manutenção do sistema, uma vez que o arquivo é de fácil leitura e edição não somente por máquinas mas por pessoas.
Abaixo um exemplo de uma configuração em XML, JSON e Properties. Nesse caso demonstra como um XML válido pode ficar de difícil leitura. Arquivos maiores de xml se tornam ainda mais complexos de serem interpretados e editados por pessoas leigas: XML:
<menu id="file" value="File"><popup><menuitem value="New" onclick="CreateNewDoc()" /><menuitem value="Open" onclick="OpenDoc()" />
<menuitem value="Close" onclick="CloseDoc()" /></popup></menu>
Ideal para transferência de dados e navegação entre os nós de forma hierárquica mas de difil compreensão para leigos.
JSON:
{"menu": { "id": "file","value": "File","popup": { "menuitem": [ {"value": "New", "onclick": "CreateNewDoc()"},{"value": "Open", "onclick": "OpenDoc()"},{"value": "Close", "onclick": "CloseDoc()"}]}}}
Ideal para carregar objetos automaticamente apartir de textos, complexo de navegar entre os módulos e de difil compreensão para leigos.
PROPERTIES:
MENU_ID=File
MENU_ITEM_NEW=CreateNewDoc()
MENU_ITEM_NEW=OpenDoc()
MENU_ITEM_NEW=CloseDoc()
Ideal para configurações onde muitos usuários precisam dar suporte editando manualmente os arquivos, complexo de se navegar entre os módulos e não aceita hierarquia.
O uso irrestrito do XML tem feito surgirem grupos de usuários que procuram uma alternativa que some as qualidades de navegação e adaptividade do xml, com as vantagens de outros formatos.
--Gandbranco (discussão) 17h19min de 6 de Maio de 2008 (UTC)
- A edição que removeu o texto foi revertida. Mas é de bom tom adicionar referências para as passagens. --Leonardo Stabile msg 21h09min de 6 de Maio de 2008 (UTC)
Certo Leonardo, obrigado pela dica. Tenho acompanhado o artigo desde 2007 e acredito que conseguiram deixar o meu texto de um modo bom sem perder as informações nele contidas. Fica aqui meus agradecimentos aos editores por terem a paciência de melhorar o artigo sem descartar informações. --Gandbranco (discussão) 15h01min de 20 de agosto de 2009 (UTC)