Discussão:Administração pública

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Moção indevida[editar código-fonte]

O histórico do artigo encontra-se em Administração pública no Brasil, após moção indevida de 11.03.2009.--Gunnex msg contrib 00h11min de 20 de março de 2009 (UTC)[responder]

Ver também: WP:PA#Administração pública.--Gunnex msg contrib 01h04min de 20 de março de 2009 (UTC)[responder]

Impropriedades.[editar código-fonte]

Dada a exiguidade absurda do tempo que disponho e de minha pouca experiência em editar artigos da Wikipédia, limito-me a indicar aspectos objetivamente incorretos e sugestões interessantes.

1. Não é truísmo a expressão "administração tributária". Pelo menos não no direito brasileiro (tal termo tem expressa previsão constitucional, vide art. 37, XXII, CFRFB). E, por ser matéria atinente a (1) forma federativa do Brasil e (2) ao direito tributário, jamais deveria ser mesclada.

2. Não há diferença ontológica, epistemológica ou didaticamente relevante entre "administração pública" dentro ou fora da ciência do direito administrativo. No futuro breve farei outras alterações tendo por base esta premissa.

Da eliminação sobre as referências à figura do Auditor Fiscal e à Secretaria da RFB.[editar código-fonte]

A Constituição Federal não atribui a nenhum cargo específico o exercício da administração tributária. Contudo, e este é um dado relevante, um costume contra legem se formou ao passar do tempo, fazendo haver, no Brasil, uma pretensa, imaginária (logo, falsa) constatação de que o cargo de Auditor Fiscal é aquele que exerce a administração tributária. A legislação infraconstitucional brasileira tampouco o faz (e, por favor, não confundir o fato de a carreira de Auditoria da RFB ser específica com qualquer outra coisa; a especificidade desta carreira apenas denota haver sua criação por uma lei ordinária, mas que versa somente sobre a carreira, delimitando suas funções; sobre a observância desta delimitação pelos próprios ocupantes da carreira de auditoria acho que a Wikipédia não é espaço apropriado; a CGU o é).

O pior foi encontrar uma linha declinando que, em todo o país, somente a Secretaria da Receita Federal do Brasil exerce a administração tributária... Com o devido respeito, nada pessoal, é imperativo, ao escrever qualquer coisa que pretenda servir de informação para outrem, saber do que está a escrever. Ora, e as Fazendas estaduais e municipais? E o princípio federativo? E o comando da cabeça do primeiro artigo da Constituição brasileira? Quanta ignorância.

A todos quantos se interessem em difundir informação, e não o oposto, observem que o proselitismo não inunda só o campo ideológico, mas também o direito do Estado. Vigiai.

Introdução com referencia nacionalista[editar código-fonte]

Transferido conteúdo relativo a um país (Brasil) da introdução que deve ser generalista para a correspondente secção ("No Brasil"). Trata-se de uma falta de consideração pelos utilizadores de outros países fazer-se de um tema de âmbito geral, referencias especificas a um estado ou povo em particular. Se assim for ninguém poderá contestar, por principio, que nesta introdução se façam referencias a muitos outros países...!JAntunes82.154.100.234 (discussão) 20h11min de 2 de fevereiro de 2018 (UTC)[responder]