Discussão:Fada

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este artigo encontra-se extremanente mal redigido, pois deveria explicar melhor o que é, (ou representa), uma fada. Deveria também dar uma explicação sobre as fadas da natureza, falar sobre as lendas e mitos celtas, onde costumam aparecer,etc... O texto anterior é um exemplo muito melhor como artigo.

Crítica ao artigo sobre fadas[editar código-fonte]

Concordo plenamente. Este artigo encontra-se extremamente mal redigido, pois compara uma fada, a uma personagam da Disney! As fadas são seres mitológicos desde o periodo celta! Não são invenções do séc.XX para dar enfâse ao filme! Peço, urgentemente que reponham o artigo anterior!


  • Concordo que o artigo não está mesmo nem próximo do que poderia ser, e considero que esteja mesmo um tanto parcial -- restrito a uma visão do tema, sem a devida generalidade -- mas acredito que, mais do que criticar, deveríamos nos esforçar para melhorá-lo então. Se não redigindo trechos melhores para este, ao menos apontando especificamente que afirmações/trechos encontram-se inadequados a seu ponto de vista. Mais um pedido que faço é de que se assinem os comentários, para que possamos conversar melhor. --danielduende 16:32, 23 Dezembro 2006 (UTC)

As críticas sem assinatura são do mês de Maio de 2006 - antes que eu revisasse o artigo. Se tem críticas a fazer sobre a minha revisão, gostaria de conhecê-las (ou se baseou nos comentários acima e assinou embaixo?) - Al Lemos 19:42, 23 Dezembro 2006 (UTC)

Na verdade não chego a concordar completamente com as colocações dos anônimos acima, mas, como disse em meu comentário, acredito que falte um pouco mais de generalidade ao texto, e que algumas inexatidões ainda "sobreviveram" à sua revisão. Vamos a alguns exemplos:

"A fada é um ser mitológico, característico dos mitos célticos, anglo-saxões, germânicos e nórdicos" Bem. Antes de mais nada, há uma distinção entre "mítico" e "mitológico". "Mítico" refere-se a Mito, ou ao corpo de mitos de um povo. Por outro lado "mitológico" refere-se a "Mitologia" que, a bem da verdade, é o estudo e coleção dos mitos, mas não os mitos em sí.

"As fadas também são conhecidas como sendo as fêmeas dos elfos" Segundo que autor? A bem da verdade se "Fada" é um termo originado no latim (e eu acredito que faltem algumas outras vertentes etimológicas no verbete, pois conheço ao menos mais duas origens), como poderiam ser elas "as fêmeas dos elfos" que, por sua vez, tem origem germânica? E se você afirma que as fadas são mitos célticos, anglo-saxões, germânicos e "nórdicos"(!?), como podem elas ser designadas por um termo de origem latina? Estou confuso sobre estas coisas...

"O termo incorporou-se a cultura ocidental a partir dos assim chamados "contos de fadas". Nesse tipo de história, a fada é representada de forma semelhante a versão clássica dos elfos de J.R.R. Tolkien, porém apresentando "asas de libélula" as costas e utilizando-se de uma "varinha de condão" para realizar encantamentos." Opa opa... estas são generalizações perigosas, não? Os "Contos de Fadas" são um gênero bem amplo de narrativa e literatura. É perigoso afirmar que as "Fadas" que dão nome aos "Contos" sejam, por definição, semelhantes aos "Elfos" de Tolkien, ou que tenham asas de libélulas nas costas... ou "varinhas de condão"... Eu escrevo contos de fadas, e sou leitor assíduo do gênero, e te digo... há tantas formas de fadas em contos de fadas quanto há contos de fadas...

"Dependendo da obra em que aparece, a fada pode ser retratada em estatura de uma mulher normal ou diminuta. No primeiro caso, temos a fada de Cinderela. Como exemplo da segunda representação podemos citar "Sininho", do clássico infantil "Peter Pan", de J. M. Barrie" Está certo, elas variam um bocado não apenas em estatura, como em natureza, presença ou ausência de asas, uso ou desuso de varinhas de condão ou correlatos...

E as fadas galesas, celtas, córnicas, alemãs, espanholas, portuguesas... Sua introdução só fala das fadas de contos de fadas. E as fadas dos mitos?

Bem. Acho que já dá para notar que o artigo precisa mesmo ser revisado. Eu mesmo posso fazer isso quando tiver tempo (pois o trabalho vai ser árduo, mas certamente valerá a pena pois sou apaixonado pelo tema). Não desista, contudo. Acredito que seu interesse pelo tema seja tão grande quanto o meu. Peço apenas que tenha mais cuidado com a generalidade do artigo, e seja um pouco mais atento com as contradições que podem existir em suas afirmações. Uma boa dica é usar e abusar de citações de autores, e tomar notas do corpo de conhecimento antes de escrever o artigo. Há material no desenvolvimento do verbete que poderia embasar melhor sua introdução, mas que nem chega a ser citado nesta...

Abraços do Verde --danielduende 06:45, 24 Dezembro 2006 (UTC)

Sugiro que se mantenha a marcação de "revisão" no verbete até que este seja devidamente revisado. É importante que os usuários tenham consciência de que algumas das informações providas neste verbete podem estar inexatas, incompletas ou parciais. abraços do Verde. --danielduende 07:04, 24 Dezembro 2006 (UTC)