Distância própria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em física relativística, distância própria ou comprimento próprio é uma grandeza invariante a qual é a "régua" das distâncias entre intervalos eventos em um sistema referencial no qual os eventos são simultâneos. (Diferentemente da mecânica clássica, simultaneidade é relativa em relatividade. Ver relatividade da simultaneidade para mais informação).

Em relatividade especial, a distância própria L entre eventos no espaço-tempo é

,

onde

Ao longo de um intervalo espaço-tempo arbitrário a caminho P tanto na relatividade especial quanto na relatividade geral, a distância própria é dada em sintaxe de tensor pela integral de linha

,

onde

Distância própria é análoga ao tempo próprio. A diferença é que a distância própria é o intervalo invariante de uma cadeia de intervalo espaço-tempo enquanto tempo próprio é o intervalo invariantede um tempo no espaço-tempo. Para mais informaçao sobre a integral da cadeia acima e exemplos de suas aplicações, ver o artigo sobre tempo próprio.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Nota 1: Por multiplicação ou divisão por c2, a métrica pode ser levada a produzir um intervalo invariante em unidades tanto de espaço como tempo. Por conveniência, físicos frequentemente evitam esta edição pelo uso de unidades geometrizadas, as quais são estabelecidas tal que c=G=1.
  • Nota 2: Distância própria tem também sido usada em um sentido mais restrito para ajudar com as discussões de contração do comprimento por livros-texto, onde é definido como o comprimento de um objeto quando medido por algo em repouso a este objeto.

Ver também[editar | editar código-fonte]