Distritos do Japão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Divisões administrativas
do Japão
Prefeitural
Prefeituras
Sub-prefeitural
Municipal
Sub-municipal

O termo distrito (, gun?) é hoje uma unidade geográfica e estatística que compreende uma ou várias municipalidades rurais no Japão. Foi usado como Unidade administrativa no Japão na antiguidade e, entre 1878[1] e 1921[2] e era aproximadamente equivalente ao condado dos Estados Unidos, ranking no nível abaixo de prefeitura e acima de vila ou aldeia, igual a cidade.[3]

O termo distrito foi inicialmente chamado de kōri e tem raízes antigas no Japão. Embora o Nihon Shoki as reivindicasse elas foram estabelecidas durante as reformas Taika, kōri era originalmente escrito 評. Não era assim até o Código Penal e Civil Taihō que fez kōri vir a ser escrito 郡. Sob o Código Penal e Civil Taihō, a unidade administrativa da província (国; kuni) estava acima do distrito, e a vila (里; sato ou 郷; sato) estava abaixo. O conceito de 郡 é remanescente em alguns registros da História do Japão e é ainda usado no sistema de endereços Japonês para identificar cidades e vilas. As cidades pertencem diretamente as províncias e são independentes dos distritos.

Casos confusos em Hokkaidō[editar | editar código-fonte]

Devido aos nomes dos distritos serem únicos na prefeitura e hoje em dia as fronteiras das prefeituras são aproximadamente alinhadas com as das prefeituras, automaticamente os nomes dos distritos são únicos nas prefeituras. Entretanto, a Prefeitura de Hokkaidō, consiste em onze antigas províncias, envolvendo casos desconsertantes.

Existem três Distritos de Kamikawa e dois Distritos de Nakagawa na Prefeitura de Hokkaidō.

Distrito de Abuta, Distrito de Rumoi, Distrito de Sorachi, e Distrito de Yufutsu não são similares em nome, mas são controlados por duas sub-prefeituras cada.


Referências

  1. Entry for the gun-ku-chō-son-hensei-hō/"Law on the organization of ku (urban districts/cities&wards), gun (rural districts), chō (urban settlements/towns/neighbourhoods) and son (villages/rural settlements)", a 1878 lei que reativou os distritos como unidades administrativas, na National Diet Library Nihon hōrei sakuin/"Índice de leis e ordenanças japonesas "(contém lista de alterações à lei, lista de leis alteradas por ela e links para texto completo em arquivos online)
  2. The governing law, the district code (gunsei, 郡制; Entry for the 1890 original and entrada para a revisão de 1899 gunsei na Biblioteca Nacional Diet Nihon hōrei sakuin/"Índice de leis e ordenanças japonesas"), foi abolido em 1921, mas as assembléias distritais (gunkai, 郡会) existiram até 1923, os chefes distritais (gunchō, 郡長) e escritórios distritais (gun-yakusho, 郡役所) até 1926.
  3. Japan Counties