Domenico Cancian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Domenico Cancian
Bispo da Igreja Católica
Bispo-emérito de Città di Castello
Info/Prelado da Igreja Católica
Hierarquia
Papa Francisco
Arcebispo metropolita Dom Gualtiero Cardeal Bassetti
Filhos do Amor Misericordioso Pe. Ireneo Martín, F.A.M.
Atividade eclesiástica
Congregação Filhos do Amor Misericordioso
Diocese Diocese de Città di Castello
Nomeação 16 de junho de 2007
Entrada solene 23 de setembro de 2007
Predecessor Pellegrino Tomaso Ronchi, OFMCap
Sucessor Luciano Paolucci Bedini
Mandato 2007 - 2022
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 18 de julho de 1972
Nomeação episcopal 16 de junho de 2007
Ordenação episcopal 15 de setembro de 2007
Santuário do Amor Misericordioso em Collevalenza, Itália
por Dom Ennio Cardeal Antonelli
Lema episcopal Sicut dilexi vos
Como eu te amei (João 15,12)
Brasão episcopal
Dados pessoais
Nascimento Mareno di Piave
6 de abril de 1947 (77 anos)
Nacionalidade italiano
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Dom Domenico Cancian, F.A.M. (Mareno di Piave, 6 de abril de 1947) é um bispo católico italiano, bispo da Diocese de Città di Castello.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele nasceu em Mareno di Piave, na província de Treviso e diocese de Vittorio Veneto, em 6 de abril de 1947, de uma ilustre família de origens antigas. É irmão do empresário e ex-deputado europeu do PDL e, posteriormente, da Centro-Direita Nova, Antonio Cancian (legislatura 2009-2014).

Formação e ministério sacerdotal

Mudou-se para Collevalenza aos onze anos, frequentou as escolas do seminário fundado por Madre Speranza di Gesù Alhama Valera e depois os estudos superiores de teologia em Fermo e depois em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana obteve o diploma de teologia bíblica.

Religioso da Congregação dos Filhos do Amor Misericordioso, desenvolve a sua atividade pastoral colaborando nas paróquias de Collevalenza e Spinaceto de Roma. Ele ensina teologia bíblica e pastoral no Instituto Teológico de Assis. Em 1987 foi nomeado superior da comunidade dos Filhos do Amor Misericordioso do Santuário de Collevalenza e em 1992 Vigário Geral da Congregação, posteriormente Reitor do Santuário e, em 15 de julho de 2004, Superior Geral dos Filhos do Amor Misericordioso.

Ministério Episcopal

Em 16 de junho de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou bispo de Città di Castello; sucede Pellegrino Tomaso Ronchi, que renunciou devido aos limites de idade. Em 15 de setembro, ele recebeu a ordenação episcopal, no Santuário do Amor Misericordioso em Collevalenza, do Cardeal Ennio Antonelli, arcebispo de Florença, co- consecrators Giovanni Scanavino, bispo de Orvieto-Todi e Pellegrino Tomaso Ronchi, bispo emérito de Città di Castello. Em 23 de setembro ele toma posse da diocese.

Particularmente sensível às questões sociais, em junho de 2008, junto com o bispo de Arezzo-Cortona-Sansepolcro Gualtiero Bassetti, ele assinou um documento de apoio aos pedidos dos trabalhadores da fábrica Buitoni em Sansepolcro, que emprega 450 pessoas, onde ele pessoalmente fui visitar um momento de dificuldade ligada à transferência de propriedade. Em 2013 expressou publicamente a sua proximidade aos trabalhadores da empresa Nardi di Selci-Lama, na esperança de que a transferência da propriedade da histórica empresa fosse orientada mais pela lógica evangélica do que pelo mercado, para salvaguardar mais de cem empregos.

No dia 11 de setembro de 2008, dirigiu o primeiro documento pastoral, intitulado Permanece em meu amor à diocese. Diretrizes pastorais para a Igreja de Tifernate. Na mesma ocasião, ele implementou uma reestruturação dos escritórios da cúria episcopal e providenciou uma primeira redistribuição do clero diocesano dentro da estrutura paroquial. Em 15 de setembro de 2009, ele entrega o segundo documento pastoral, Como eu vos amei, no qual propõe o modelo de unidades pastorais e comunidades presbitrais. Ele faz uma primeira visita pastoral às três áreas pastorais no período de dezembro de 2010 a fevereiro de 2011. Ao final da visita, em 15 de junho de 2011, apresenta à diocese uma reestruturação radical com a qual agrupa as 60 paróquias em 11 unidades pastorais, por sua vez incluídas em 3 áreas pastorais. Em 13 de novembro de 2011 entregou o terceiro documento pastoral programático, com o título Jesus Mestre da Misericórdia.

Em 13 de julho de 2014, ele é um dos principais consagrados de Mons. Nazzareno Marconi, eleito bispo de Macerata-Tolentino-Recanati-Cingoli-Treia.

É membro da comissão episcopal para o clero e a vida consagrada e da comissão mista para os institutos episcopais-religiosos-seculares da Conferência Episcopal Italiana; é também delegado para o clero e a vida consagrada, para o diaconado permanente, para a evangelização dos povos e a cooperação entre as Igrejas e para a pastoral vocacional regional da Conferência Episcopal da Úmbria.

Referências

  1. «Bishop Domenico Cancian, F.A.M.». Catholic Hierarchy. Consultado em 22 de fevereiro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Domenico Cancian
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Domenico Cancian
Ícone de esboço Este artigo sobre um bispo católico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.