Saltar para o conteúdo

Domingos Francisco de Sousa Leão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Domingos Francisco de Sousa Leão
Domingos Francisco de Sousa Leão
Nascimento 28 de julho de 1816
Pernambuco, Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
Morte 2 de janeiro de 1893 (76 anos)
Recife, Pernambuco, Brasil
Cidadania Brasil
Ocupação político

Domingos Francisco de Sousa Leão, primeiro e único barão e visconde de Tabatinga[1] (Pernambuco, 28 de julho de 1816Recife, 2 de janeiro de 1893), foi um senhor de engenho-de-açúcar e político brasileiro, tendo representado sua província de origem por diversas legislaturas como deputado provincial.

Decreto que o inscreve no rol do baronato brasileiro em 10 de abril de 1867 (Arquivo Nacional).

Filho do coronel Francisco Antônio de Sousa Leão e de D. Maria da Penha Pereira da Silva, foi irmão de Francisca de Paula de Sousa Leão, que se casou com seu primo Umbelino de Paula de Sousa Leão, barão de Jaboatão, e de Maria Leopoldina de Sousa Leão, que se casou com seu primo Antônio de Sousa Leão, barão de Morenos. Casou-se em primeiras núpcias com sua prima D. Inês Escolástica Pessoa de Melo, irmã do barão de Morenos e do visconde de Campo Alegre, e, em segundas núpcias, com D. Francisca Alexandrina de Albuquerque Melo, filha do capitão Miguel Lúcio de Albuquerque Melo.[1] Não deixou descendência.

Senhor dos engenhos de Tabatinga, no Cabo, deputado à Assembléia Provincial em várias legislaturas, era comendador da Imperial Ordem da Rosa.[1]

Referências

  1. a b c «BookReader - Biblioteca Nacional». objdigital.bn.br. Consultado em 7 de fevereiro de 2023 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]