Doron Zeilberger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde outubro de 2012)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Doron Zeilberger
Matemática
Nacionalidade Israel Israelense
Nascimento 2 de julho de 1950 (63 anos)
Local Haifa
Atividade
Campo(s) Matemática
Alma mater Instituto Weizmann da Ciência
Tese 1976: New Approaches and Results in the Theory of Discrete Analytic Functions
Orientador(es) Harry Dym
Prêmio(s) Prêmio Lester R. Ford (1990)

Doron Zeilberger (דורון ציילברגר, Haifa, Israel, 2 de julho de 1950) é um matemático conhecido pelo seu trabalho na área de combinatória.

Doutorado pelo Instituto Weizmann da Ciência em 1976, sob a orientaçao de Harry Dym; é actualmente professor Board of Governors de Matemática na Universidade Rutgers.

Zeilberger efectuou inúmeras contribuições importantes em combinatória, igualdades hipergeométricas e séries-q. Encontrou a primeira demonstração para a conjectura da matriz de sinal alternante, notável não só pelo seu conteúdo matemático, como também pelo facto de Zeilberger ter recrutado cerca de uma centena de voluntários para pré-confirmar o artigo.

Em conjunto com Herbert Wilf, recebeu em 1998 o Prêmio Leroy P. Steele da American Mathematical Society (para contribuições seminais em investigação) pelo desenvolvimento da teoria WZ, que revolucionou a área das séries hipergeométricas. Em 2004, recebeu a Medalha Euler; a citação do prémio refere Zeilberger como um "campeão do uso de computadores e algoritmos, em fazer matemática rápida e eficazmente".

Em 2011, em conjunto com Manuel Kauers e Christoph Koutschan, demonstrou a conjectura q-TSPP, criada indepentemente por George Andrews e David P. Robbins, em 1983.

Zeilberger considera-se um ultrafinitista. É também conhecido por reconhecer o seu computer "Shalosh B. Ekhad" como um co-autor ("Shalosh" e "Ekhad" significam "Três" e "Um" respectivamente, em hebraico; em referência ao AT&T modelo 3B1), e pelos suas opiniões fortes e provocantes, entre as quais:

Referências

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Doron Zeilberger
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.