Draupadi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Draupadi e seus cinco maridos.

Draupadi (Sanskrit: द्रौपदी, pronúncia em Sanscrito : [d̪rəʊpəd̪i]) é a personagem feminina mais importante no épico hindu, Mahabharata. De acordo com esse épico, ela é a filha de Drupada, rei de Panchala.

Draupadi no texto épico Majábharata é a filha do rei Drupada de Panchala, que se tornou em esposa poliândrica dos cinco irmãos Pandavas.

Quando Yudhishthira foi coroado rei Hastināpura no final da Guerra de Kuruksetra, Draupadi tornou-se sua rainha.

Casamento

Drupada queria casar sua filha com Arjuna. Quando ficou sabendo que os Pandavas, Arjuna e seus irmãos poderiam estar Varnavata, ele organizou um Swayamvara, um evento no qual Draupadi escolheria seu marido a partir de uma competição.

No Swayamvara, quase todos os inúmeros monarcas foram incapazes de completar o desafio. Por fim, Arjuna completa o desafio, vestido como um Brâmane. Os outros pretendentes, inclusive os Kauravas, protestam pelo fato de um Brâmane ter vencido a competição e atacam, Arjuna e Bhima protegem Draupadi e lutam com eles. Quando Draupadi chega na casa com seu marido Arjuna e seus quatro irmãos para conhecer a sogra Kunti, os cinco irmãos Pandavas vão dizer que Arjuna havia conquistado algo e, então Kunti, sem saber o que era diz: divida-o em igual entre vocês.

Este comando materno, não poderia ser desobedecido, o que levou os cinco irmãos a tornarem-se maridos de Draupadi.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia hindu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.