Ebó: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 200.163.168.179 para a última versão por Aleph Bot, de 17h52min de 3 de janeiro de 2013 (UTC)
Linha 1: Linha 1:
{{Ver desambig|prefixo=Se procura|a comida ritual do [[candomblé]]|Ebô}}
{{Ver desambig|prefixo=Se procura|a comida ritual do [[candomblé]]|Ebô}}
'''Ebó''' é um termo africano, do [[iorubá]], que tem várias acepções nos cultos africanos no [[Brasil]], mas as acepções todas têm em comum o fato de tratar-se de uma oferenda, dedicada a algum [[orixá]], podendo ou não envolver o sacrifício animal.
'''Ebó''' é um termo africano, do [[iorubá]], que tem várias acepções nos cultos africanos no [[Brasil]], mas as acepções todas têm em comum o fato de tratar-se de uma oferenda, dedicada a algum [[orixá]], podendo ou não envolver o sacrifício animal.
Geralmente a prática do ebó, é utilizada por Pai Victor de Ogum.


==Oferenda votiva==
==Oferenda votiva==

Revisão das 18h10min de 3 de janeiro de 2013

 Nota: Se procura a comida ritual do candomblé, veja Ebô.

Ebó é um termo africano, do iorubá, que tem várias acepções nos cultos africanos no Brasil, mas as acepções todas têm em comum o fato de tratar-se de uma oferenda, dedicada a algum orixá, podendo ou não envolver o sacrifício animal. Geralmente a prática do ebó, é utilizada por Pai Victor de Ogum.

Oferenda votiva

Ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual, contendo vários tipos de comida ritual. Como alguns dizem é uma limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Transfere-se para os alimentos a energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exú e dos Orixás.

Não adianta só oferecer as comidas, o segredo está nas cantigas, e na receita, algumas podem ser conhecidas mas a maioria faz parte do segredo do Candomblé. Pode-se fazer ebó para abrir os caminhos para emprego, ebó de saúde, ebó de prosperidade, o que varia é a receita. Existem vários tipos de ebós, mas sempre será feito de acordo com o determinação do jogo de búzios merindilogun.

No jogo de búzios define-se qual orixá será oferecido o ebó, sendo que cada um leva seus ingredientes especiais tais como: a canjica de Oxalá, a batata doce de Oxumaré ou o inhame de Ogun. Há ainda aqueles ebós para afastar espíritos desencarnados que ainda atrapalham a vida de alguns chamado de ebó de Egun, e outros para curar traumas e ajudar no esquecimento e superação de experiências ruins, o ebó de "susto" é para prevenir problemas no futuro.

Não são em todos eles que ocorre a sangria de animais, pois há os chamados ebós brancos ou secos, nos quais não é permitido qualquer sacrifício e os animais utilizados, geralmente neste caso os frangos e galos, são soltos na natureza com vida.

Após o ritual do ebó as folhas sagradas são usadas de forma ordenadas nos banhos litúrgicos, podendo ser necessário o uso de água sagrada. Existe uma rígida cartilha a ser seguida para que se tenha resultados, e o sacrifício seja aceito. As proibições denominado de ewo são revelados, por exemplo: a não ingestão de qualquer tipo de carne vermelha nem tão pouco frutas vermelhas ou ácidas (incluindo seus sucos), a abstinência principalmente de práticas sexuais como também beijos e abraços, fica proibido a ida a velórios, hospitais, cemitérios ou mesmo a passagem sob arames farpados ou escadas e a bebida alcoólica é um verdadeiro tabu.

O ritual é largamente praticado em diversas casas e centros religiosos de candomblé.

Sete tipos de ebós mais utilizados no candomblé

Referências

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre candomblé é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.