Eclusa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Eclusa de Barra Bonita em enchimento.
Uma eclusa no Canal do Panamá.

Eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que permite que embarcações subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras). Também são utilizadas como dispositivos de transposição para peixes em barragens.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Eclusas funcionam como degraus ou elevadores para navios: há duas comportas separando os dois níveis do curso d'água. Quando a embarcação precisa subir o rio ela entra na eclusa pelo lado jusante e permanece na câmara. A comporta de jusante é então fechada e a câmara enchida com água, causando a elevação da embarcação até que se atinja o nível do reservatório superior. A partir desse momento, a comporta de montante pode ser aberta e a embarcação sai da eclusa.[1]

Quando a embarcação precisa descer o rio ela entra na câmara pelo lado montante da eclusa. A seguir, fecha-se a comporta de montante e esvazia-se gradualmente a câmara até que se atinja o nível do reservatório inferior. A porta de jusante é aberta e a embarcação sai da eclusa. As operações de enchimento e esvaziamento da câmara são geralmente feitas por gravidade com a ajuda de pequenas comportas e válvulas.

Passagens de peixes[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, as eclusas instaladas em barragens para a passagem de peixes são do tipo Borland e localizam-se nas barragens de Crestuma-Lever, Carrapatelo, Régua, Valeira, Pocinho (Douro) e Belver (Tejo). Grande parte destes dispositivos apresentam uma eficácia desconhecida ou são comprovadamente ineficazes[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Como funciona uma eclusa?». Mundo Estranho,Editora Abril. Consultado em 24 de agosto de 2013. 
  2. Pereira et al (2010). Ecossistemas e Bem-Estar Humano: Resultados da Avaliação para Portugal do Millennium Ecosystem Assessment, pág. 361.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Eclusa