Efeito bola de neve

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Metaforicamente, o efeito de bola de neve é um processo que começa a partir do estado inicial de uma pequena ação e vai aumentando baseado nesta ação, tornando-se maior (mais grave e mais grave) e potencialmente perigoso ou desastroso (um círculo vicioso). É uma progressão mais dramática do que o clássico efeito dominó.[1] Este é um clichê que aparece frequentemente nos desenhos animados e no teatro moderno, além da psicologia.

A analogia comum é com o rolar de uma bola de neve descendo uma encosta coberta de neve. À medida que rola, a bola pega mais neve, ganhando mais massa e área de superfície, e ainda mais neve e impulso conforme rola, sendo assim muito utilizada para se referir a uma situação que se tornou catastrófica graças a progressão um pequeno evento.

Na engenharia aeroespacial, é usada para descrever o efeito de multiplicação da economia do peso da aeronave. Uma redução no peso da fuselagem exigirá menos sustentação, o que significa que as asas podem ser menores. Portanto, menos empuxo é necessário e, portanto, motores menores, resultando em uma maior economia de peso do que a redução original, que no caso seria apenas a redução do peso da fuselagem. Essa iteração pode ser repetida várias vezes, embora a diminuição do peso dê retornos decrescentes.

O processo de inicialização de um oscilador eletrônico de feedback, quando a alimentação do circuito é ligada, é uma aplicação técnica do efeito bola de neve. O ruído eletrônico é amplificado pelo circuito oscilador e retornado à sua entrada filtrado para conter principalmente a frequência selecionada (desejada), tornando-se gradativamente mais forte a cada ciclo, até que uma oscilação em regime permanente seja estabelecida, quando os parâmetros do circuito satisfazem o critério de estabilidade de Barkhausen.

Referências

  1. «a snowball effect Meaning in the Cambridge English Dictionary». dictionary.cambridge.org (em inglês). Consultado em 21 de janeiro de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.