Elifaz (filho de Esaú)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o personagem do livro de Jó, veja Elifaz (livro de Jó).

Elifaz (em hebraico: אֱלִיפַז/אֱלִיפָז‎‎, "Meu Deus é força") é o primogênito de Esaú[1]. Ele foi filho de Ada[2], filha de Elom, o heteu[3].

Elifaz foi o pai de Temã, Omar, Zefô, Getã e Quenaz[4], com sua concubina Timna ele foi o pai de Amaleque[5], inimigo ancestral do povo israelita.[6][7]

Segundo uma tradição dos rabinos, Timna, citada na escritura como irmã de Lotã, filho de Seir[8] e como filha de Elifaz [9] seria, na verdade, filha do próprio Elifaz, que teria cometido adultério com a esposa de Seir; aumentando seu pecado, Elifaz teria tomado sua própria filha como concubina[10].

O Midrash relata que quando Jacó escapou de Esaú e fugiu para casa de seu tio Labão em Harã, Esaú enviou Elifaz para perseguir e matar Jacó. Quando eles se encontraram Jacob implorou a Elifaz que não o matasse, mas Elifaz recusou, pois tinha ordens do pai a cumprir. Jacó deu tudo que tinha com ele a Elifaz, e disse: "Uma pessoa pobre é tão boa como um morto." Elifaz ficou satisfeito e deixou seu tio nu e sem dinheiro, mas ainda vivo. (Rashi de Gênesis 29:11)

Referências

  1. Gênesis 36:15
  2. Gênesis 36:4
  3. Gênesis 36:2
  4. Gênesis 36:11
  5. Gênesis 36:12
  6. (Êxodo 17:16
  7. Deuteronômio 25:19)
  8. Gênesis 36:20-22
  9. I Crônicas 1:36
  10. Tamar Kadari, Timna, concubine of Eliphaz: Midrash and Aggadah. Jewish Women: A Comprehensive Historical Encyclopedia. 1 March 2009. Jewish Women's Archive. (Viewed on February 21, 2014) http://jwa.org/encyclopedia/article/timna-concubine-of-eliphaz-midrash-and-aggadah
Esaú
Elifaz
Esposa de Seir
Seir
Temã
Omar
Zefô
Getã
Quenaz
Timna
Lotã
Amaleque