Labão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Labão e Jacó fazem uma aliança Gênesis 31:44–54

Labão é um personagem bíblico do livro de Gênesis, chefe dos arameus. Marido de Adinah, Irmão de Rebeca, tio e sogro de Jacó, que casou sucessivamente com suas filhas Lea e Raquel.

Origem do Nome[editar | editar código-fonte]

A palavra hebraica traduzida para o português significa "branco". Segundo algumas versões, também quer dizer "glorioso". Presume-se que o indivíduo assim chamado na Bíblia recebeu esse nome devido à brancura de sua pele, desde que nasceu

Família[editar | editar código-fonte]

Labão foi o idoso e astuto homem que tanto teve a ver com a juventude de Jacó. Foi casado com Adinah e teve duas filhas gêmeas: Raquel e Lia. Esse ramo da família de Abraão permanecera em Harã, depois que Abraão e continuaram sua migração na terra de Canaã. Tanto Isaque quanto Jacó receberam esposas das mulheres da família que tinha ficado em Harã. Naturalmente, Labão foi uma importante figura nas negociações que tiveram lugar para que Rebeca se tornasse esposa de Isaque. Também foi Labão que enganou mais tarde Jacó, dando-lhe Lia como esposa, no lugar de Raquel, pela qual Jacó já havia trabalhado para Labão pelo espaço de sete anos. O logro, contudo, foi reparado, quando Raquel também lhe foi dada como esposa, uma semana mais tarde em troca de mais sete anos de serviços prestados.

Arvore genealógica[editar | editar código-fonte]

Terá
Sara[1]
Abraão
Agar
Harã
Naor
Ismael
Milca
Iscá
Ismaelitas
7 filhos[2]
Betuel
1ª filha
2º filha
Isaque
Rebeca
Labão
Moabitas
Amonitas
Esaú
Jacó
Raquel
Bila
Edomitas
Zilpa
Lia
1. Rúben
2. Simeão
3. Levi
4. Judá
9. Issacar
10. Zebulom
11. Diná
7. Gade
8. Aser
5.
6. Naftali
12. José do Egito
13. Benjamin


Referências

  1. Genesis 20:12: Sara era meia-irmã de Abraão.
  2. Genesis 22:21-22: Uz, Buz, Kemuel, Chesed, Hazo, Pildash, e Jidlaph

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]