Embaixada do Brasil em Iaundé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Embaixada do Brasil em Yaoundé
Brasil
Brasil
Camarões
Camarões
Localização
Endereço Rua, 1828, Derrière du Hotel Azur, Bastos, Yaoundé, Camarões.
Responsável
Embaixadora Patrícia Maria Oliveira Lima[1]
No cargo desde 2022[1]
Embaixada dos Camarões em Brasília

A Embaixada do Brasil em Yaoundé é a representação oficial do Brasil na República do Cameroun (antigamente, Camarões, termo ainda utilizado na vertente de Portugal da língua portuguesa). A missão diplomática brasileira em Iaundê se encontra no endereço (em francês): Rue 1828, Bastos (derrière l'Hôtel Azur), Yaoundé.

Observação: A grafia do nome da capital da República do Cameroun é "Iaundê". A grafia "Yaoundé", francesa, é amplamente utilizada, de vez que se trata de país francófono.

Quando ao nome do país, o termo Camarões deixou de ser utilizado mundialmente desde que a Alemanha passou a manter uma relação de domínio sobre o país, que passou a chamar-se "KAMERUN". O país possui hoje duas grafias oficiais: "Republic of Cameroon" (inglês) e "République du Cameroun (francês).

Na década de noventa, o Governo camaronês pediu ao Governo brasileiro que passasse a utilizar oficialmente o nome "CAMEROUN", que - por cortesia e por reconhecer o desejo do país de utilização da fonética (som) do nome oficial ("Cameroon" ou "Cameroun") - o Governo brasileiro passou a adotar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Mensagem (SF) n° 13, de 2022». Senado Federal. Consultado em 16 de janeiro de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]