Enguerrando II de Coucy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Enguerrando II de Coucy
Senhor Coucy, Marle, La Fère, de Crécy (sur-Serre) de Vervins, de Pinon, de Landouzy (a cidade), de Fontaine (les-Vervins)
Enguerrando II de Coucy
Escudo do Brasão de armas da Casa de Coucy
Nascimento 1110
Morte c. 1147
Nome completo Enguerrando II de Coucy
Pai Tomás de Coucy
Mãe Mélisende de Crécy

Enguerrando II de Coucy[1] (c. 1110 - c. 1147) foi um nobre da França medieval, tendo sido senhor Coucy, Marle, La Fère, de Crécy (sur-Serre) de Vervins, de Pinon, de Landouzy (a cidade), de Fontaine (les-Vervins), e alguns outros lugares.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ao contrário de seu pai, Tomás de Coucy, Enguerrando II administrou pacificamente os seus territórios, concentrando-se principalmente no governo das suas terras. Procedeu á construção de uma capela no seu castelo particular cujo subestruturas são hoje os mais antigos vestígios de Coucy.

Entre 1131 e 1132, tratou do seu casamento com Inês de Beaugency, prima do rei Luís VII de França (1120Melun, 18 de Setembro de 1180), cognominado "o Jovem" e filha de Raul I de Beaugency e de Matilde de Vermandois, filha esta de Hugo I de Vermandois (1057 - Tarso, 18 de Outubro de 1101), irmão do rei Filipe I de França.

Enguerrando II, segundo conta a história era fortemente virado para a caça facto que o levava a passar a maior parte de seu tempo livre a caçar nas suas coutadas e florestas, local onde uma lenda diz que ele matou um animal selvagem (leão, de acordo com algumas fontes) que aterrorizou o país. Este acontecimento estará na base da fundação da Ordem do Leão, que Enguerrando II fundou para comemorar o evento.

Foi um dos participantes na Segunda Cruzada, ocorrida entre 1147 e 1149, acontecimento onde se cruzou com Erardo III de Breteuil na companhia do rei Luís VII de França "o Jovem" e de Conrado III, Sacro Imperador Romano-Germânico, ambos morreram por volta do ano 1147.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Tomás de Coucy (1078 - 9 de novembro de 1130) e de Mélisende de Crécy. Foi casado com Inês de Beaugency (1152 - 1173), prima do rei Luís VII de França e filha de Raul I de Beaugency e de Matilde de Vermandois, filha este de Hugo I de Vermandois, irmão do rei Filipe I de França[2]. Deste casamento nasceram:

  1. Raul I de Coucy [3] (c. 1142 - novembro de 1191). Casou-se por duas vezes, o 1º casamento foi em 1164, com Inês de Hainaut, filha do conde Balduíno IV de Hainaut[4] (11098 de Novembro de 1171). O 2º casamento foi com Alice de Dreux (? - 1217), filha do conde Roberto I de Dreux.
  2. Enguerrando de Coucy.

Referências