Eric Bogosian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Eric Bogosian
Nome completo Eric Bogosian
Nascimento 24 de abril de 1953
Boston
Morte
Nacionalidade norte-americano
Ocupação ator, dramaturgo e escritor
Prémios Obie Award

Eric Bogosian (Boston, 24 de abril de 1953) é um ator, roteirista, dramaturgo e escritor norte-americano[1].

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ator[editar | editar código-fonte]

No cinema e na televisão, atuou em diversas produções, como: Special Effects, The Stuff, Under Siege 2: Dark Territory, Cadillac Records, Miami Vice, Law & Order, The Good Wife, entre muitos outros trabalhos. Também é destacado ator da Broadway.

Escritor[editar | editar código-fonte]

É autor dos livros "Mall, Wasted Beauty, and Perforated Heart", "Operation Nemesis: The Secret Plot that Avenged the Armenian Genocide", "Notes From the Underground", entre outros.

Roteirista[editar | editar código-fonte]

Roteirista de vários programas e séries de televisão, no cinema escreveu o roteiro do filme Talk Radio, baseado em sua própria peça teatral. Além de escrever, também atuou como o protagonista deste filme.

Dramaturgo[editar | editar código-fonte]

Premiado dramaturgo, foi indicado ao Prémio Pulitzer de 1988[2] pela peça "Talk Radio"[3]. A peça "SubUrbia", de sua autoria, ganhou um Obie Award de melhor direção para Robert Falls. O próprio Eric Bogosian já ganhou três Obie Award por monólogos encenados na Broadway. Também ganhou, por duas vezes, a Bolsa Guggenheim. Mesmo não sendo um prêmio, esta bolsa e muito procurada por autores, sendo que os escolhidos ganham muito destaque, já que não é um financiamento para iniciantes, mas sim, para personalidades do meio teatral, musical e afins.

Referências

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.