Ermida de Nossa Senhora da Piedade (Santo Espírito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ermida de Nossa Senhora da Piedade.
Ermida de N. S. da Piedade: altar

A Ermida de Nossa Senhora da Piedade localiza-se no lugar de Malbusca, na freguesia do Santo Espírito, concelho da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores.

História[editar | editar código-fonte]

Encontra-se referida por MONTE ALVERNE (1986) ao final do século XVII.[1]

Remonta a uma primitiva ermida erguida no lugar da Piedade pela própria comunidade. Nela era celebrada a missa, aos Domingos, pelo padre da freguesia, João Pimentel. Este religioso fez demolir o antigo templo, reerguendo-o onde hoje se encontra, no lugar de Malbusca, em terreno doado, para esse fim, por Bernardino Pacheco.

A copeira para a realização dos Impérios foi erigida na década de 1950 e beneficiada em 2001. O "theatro" foi erguido pela Junta de Freguesia de Santo Espírito em 2002.

Características[editar | editar código-fonte]

Construção isolada, implantada ao centro de um adro murado, apresenta planta retangular, com um pequeno volume adossado à lateral esquerda, correspondente à sacristia.

A fachada possuiu porta encimada por um óculo. No topo da cumeeira, uma cruz de pedra.

Na lateral direita rasgam-se uma porta e uma janela.

A cobertura é de duas águas em telha de meia-cana tradicional rematada por beiral duplo.

Os azulejos na ermida datam do século XVII.

Referências

  1. Op. cit., cap. I.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CARVALHO, Manuel Chaves. Igrejas e Ermidas de Santa Maria, em Verso. Vila do Porto (Açores): Câmara Municipal de Vila do Porto, 2001. 84p. fotos.
  • MONTE ALVERNE, Agostinho de (OFM). Crónicas da Província de S. João Evangelista das Ilhas dos Açores (2ª ed.). Ponta Delgada (Açores): Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1986.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ermida de Nossa Senhora da Piedade (Santo Espírito)