Ermida de Santo Amaro (Ribeirinha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ermida de Santo Amaro, Ribeirinha.

A Ermida de Santo Amaro é uma ermida açoriana localizada no freguesia de Ribeirinha, no concelho de Angra do Heroísmo,.

Esta ermida está envolta em algum mistérios pois desconhece-se quem foi o seu fundador bem como em que data foi fundada, sabe-se no entanto, que já existia no o ano de 1589.

No ano de 1902, foi reconstruída e ampliada, data esta que se encontra registada na fachada da Ermida. Tem como principais imagens as de São João, Santo António e de Santo Amaro. É uma ermida de grande devoção na localidade onde está inserida, bem como em toda a ilha Terceira.

É costume nas festividades em honra dos seus oragos fazerem-se ofertas de alfenim e massa sovada, com representações figuras variadas. A festa principal é realizada no dia 15 de Janeiro de cada ano.

Outra curiosidade em envolve esta ermida em mistério refere-se aos ditos e mitos populares que afirmam que a primeira imagem com que a ermida foi fundada foi encontrada no sitio da Ponta Ruiva, Santo Amaro, tendo esta sido levada para a igreja paroquial, a Igreja Paroquial São Pedro da Ribeirinha, no entanto, e segundo a lenda da ermida essa imagem todas as noites fugia pelo seu pé da igreja indo para o lugar onde tinha sido encontrada.

Ora as pessoas crentes entenderam isto como um sinal divino e assim edificaram a capela no local passando a assim a imagem a ficar em paz.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referência[editar | editar código-fonte]