Escala de comprimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em física, escala de comprimento é um comprimento ou distância particular determinado com a precisão de uma ordem (ou de poucas ordens) de magnitude. O conceito de escala de comprimento é particularmente importante porque fenômenos físicos de diferentes escalas de comprimento não podem afetar uns aos outros e são ditos desacoplados (dissociados). A desacoplamento de diferentes escalas de comprimento faz com que seja possível ter uma teoria auto-consistente, que descreva apenas as escalas de tempo relevantes para um dado problema. O reducionismo científico diz que as leis da física nas escalas de comprimento mais curto podem ser utilizadas para obter a descrição do efetivo em escalas de maior comprimento.

A idéia que se pode derivar as descrições da física em escalas de comprimento diferentes uma da outra pode ser quantificada com o grupo de renormalização.

Em mecânica quântica a escala de comprimento de um dado fenõmeno é relacionado a seu comprimento de onda de de Broglie \ell = \hbar/p onde \hbar é a constante de Planck reduzida e p é o momento que está sendo sondado. Em mecânica relativística escalas de tempo e comprimento são pelacionadas pela velocidade da luz. Em mecânica quântica relativística ou teoria de campos quânticos relativística, escalas de comprimento são relacionadas as escalas de momento, tempo e energia através da constante de Planck e a velocidade da luz. Frequentemente em física de alta energia unidades naturais são usadas onde escalas de comprimento, tempo, energia e momento dão descritas nas mesmas unidades (usualmente com unidades de energia tal como GeV).


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Length scale. Ajude e colabore com a tradução.