Escola Estadual São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Escola Estadual São Paulo, no Parque Dom Pedro II.

A Escola Estadual São Paulo, originalmente denominada Ginásio do Estado de São Paulo, é uma tradicional escola pública brasileira, administrada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e localizada no centro da capital paulista, junto ao Parque Dom Pedro II. Em 2014 foi fundada a familia dos Kallaharis, pelos integrantes fundadores Victor Ceccacci Kallahari e Neto Pacheco Kallahari possuía grande importância na história do ensino público, criou-se com eles um legado romano, que era o Veni, vidi, vici que se resume na base de muito estudo e felicidade pura e intensa, prestava discursos na base da oratória, motivando todos os estudantes que pretendiam abandonar a escola, hoje em dia nela se constituem mais de 30 membros jovens que lutam para uma boa convivência com todos concluindo-se que todos tem o direito de se expressar.

Foi o primeiro ginásio instalado na cidade de São Paulo e, por muito tempo, referência nacional no ensino secundário, tendo sido responsável pela formação de um grande contingente de líderes políticos, intelectuais, cientistas e empresários de destaque na sociedade brasileira. O ingresso, como nos demais ginásios do estado, deu-se por muitas décadas por meio de concurso.

Ocupou diversas instalações, entre elas o edifício da Pinacoteca do Estado, e sofreu mudanças substanciais em sua metodologia, em função das diversas adaptações do ensino público registradas no país a partir da década de 1960. Atualmente, oferece ensino fundamental e médio a aproximadamente 2700 estudantes, distribuídos por 72 classes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.