Escola Estadual São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Escola Estadual São Paulo
E.E. São Paulo (Ginásio do Estado).JPG
Dados e estatísticas da escola
Localização  Brasil
São Paulo (cidade), São Paulo
Endereço Rua da Figueira, 500[1]
Data de abertura 1894
Tipo Escola do Estado de São Paulo
Diretor(a) Fábio César Severino[2]

A Escola Estadual São Paulo, originalmente denominada Ginásio do Estado de São Paulo, é uma tradicional escola pública brasileira, administrada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e localizada no centro da capital paulista, junto ao Parque Dom Pedro II[3]. Fundada em 1894, possui grande importância na história do ensino público no estado.

Foi o primeiro ginásio instalado na cidade de São Paulo e, por muito tempo, referência nacional no ensino secundário, tendo sido responsável pela formação de um grande contingente de líderes políticos, intelectuais, cientistas e empresários de destaque na sociedade brasileira. O ingresso, como nos demais ginásios do estado, deu-se por muitas décadas por meio de concurso.

Ocupou diversas instalações, entre elas o edifício da Pinacoteca do Estado, e sofreu mudanças substanciais em sua metodologia, em função das diversas adaptações do ensino público registradas no país a partir da década de 1960. Atualmente, oferece ensino fundamental e médio a aproximadamente 900 estudantes, distribuídos por 28 classes, em dois períodos (manhã e tarde).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Localize uma Escola». Secretaria da Educação - Governo do Estado de São Paulo 
  2. «Diário Oficial Poder Executivo - Seção II; Diretoria de Ensino Região Centro» (PDF). Imprensa Oficial de SP. 18 de julho de 2017: 33. Consultado em 23 de julho de 2017 
  3. Revista GGN - Jornalistas Livres (4 de dezembro de 2015). «EE São Paulo, a última escola a ser ocupada» 
Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.