Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
EMESCAM
Lema Traditio et scientia sani
Fundação 1966
Mantenedora Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Localização Vitória, Espírito Santo
Diretor(a) Dr. Claudio Medina da Fonseca
Página oficial www.emescam.com.br

A Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) é uma instituição de ensino superior filantrópica situada em Vitória, no Espírito Santo.

História[editar | editar código-fonte]

A Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), iniciou suas atividades em março de 1968.

Apesar de sua inauguração datar 1968, oficialmente a história da EMESCAM começa em 1966, quando foi criada por um ato da Mesa Administrativa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Durante dois anos, homens como Virgílio Brito de Souza Neto, Aloísio Sobreira Lima (primeiros diretores da EMESCAM), Eli de Barros, Edson Ribeiro de Souza, entre outros entusiastas, com apoio do então provedor da Santa Casa, Constanteen Helal, participaram ativamente do esforço para viabilizar a Faculdade e obter a autorização para seu funcionamento, dotando o Espírito Santo de sua segunda Faculdade de Medicina.

Na época em que foi fundada a EMESCAM, o único curso de Medicina disponível no Estado pertencia à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e oferecia apenas 30 vagas em seus vestibulares. Apesar de ser a capital do Estado, Vitória ainda possuía um mercado carente de profissionais da área médica e aparentava ter condições de suportar duas Faculdades de Medicina.

Da criação em 1966 até a abertura da Faculdade, diversas viagens foram feitas a Brasília e ao Rio de Janeiro, até que fosse conquistada a autorização para o funcionamento da instituição junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC). De acordo com relato dos Professores Edson Ribeiro, Eli de Barros e do então Provedor Constanteen Helal, foi preciso contar com a providencial ajuda do Senador Eurico Resende para que o edifício do antigo Orfanato Santa Luzia, na Reta da Penha, pertencente à Santa Casa, fosse preparado para receber a Escola, onde hoje são ministradas as disciplinas dos cursos da EMESCAM. Segundo Constanteen Helal, o orfanato abrigava cerca de 30 crianças, muitas delas com pais vivos: "Conseguimos devolver os internos para os pais e preparamos aquele prédio para a Escola de Medicina", afirmou Helal.

Além do curso em medicina, que formou a primeira turma em 1973, a faculdade oferece hoje outros quatro cursos em graduação: fisioterapia, instalado em 1999; enfermagem criado em 2002 e serviço social, em 2003, o último a ser criado. O curso de farmácia, instalado no segundo semestre de 1999, deixou de ser ofertado.

Hospital-Escola[editar | editar código-fonte]

A EMESCAM possui dois hospitais-escola que utiliza como campos de prática, o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, onde conta com uma área dedicada aos alunos, com salas de aula, biblioteca e auditório, e a maternidade Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Unidade Pró-Matre. Além disso, conta com um centro de habilidades e simulação, o Vitória Grand Tech.

A história da Irmandade da Santa Casa de Vitória se confunde com a história do Estado do Espírito Santo e com a fundação das Santas Casas no Brasil, tendo sido a segunda a ser criada, entre os anos de 1545 e 1551, por Vasco Fernandes Coutinho, junto à igreja mais antiga do Estado, a de Nossa Senhora do Rosário, na Vila Velha, com o nome de Irmandade da Misericórdia do Espírito Santo.

Não há documentos sobre a sua transferência para a Vila de Vitória. Julga-se que, no dia 1o. de junho de 1605, instituíra-se e fundara-se o Hospital da Caridade de N. Senhora da Misericórdia, e julga-se, também, ter sido nesta época a sua transferência para junto da Capela da Misericórdia, no Largo Pedro Palácios.

Sabe-se que no monte da antiga fazenda do Campinho, doado em 06 de junho de 1881 por sua proprietária D. Maria de Oliveira Subtil à Irmandade, foi construído o Hospital da Santa Casa, onde funciona até hoje, porém é desconhecida a data da sua construção. Parte da construção atual, foi inaugurada em 1910.

Considerada uma das mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil, a EMESCAM oferece 4 cursos de graduação e diversos de pós-graduação.

Ensino[editar | editar código-fonte]

Graduação[editar | editar código-fonte]

  • Enfermagem
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Serviço Social

Pós-graduação[editar | editar código-fonte]

  • Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local
  • Programas de residência médica

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

página oficial

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.