Zénobe Gramme: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
nova página: 156px|right '''Zénobe Théophile Gramme''' - (Jehay-Bodegnée Bélgica, 4 de Abril de 1826 - Bois-Colombes ...
(Sem diferenças)

Revisão das 05h59min de 15 de agosto de 2008

Zénobe Théophile Gramme - (Jehay-Bodegnée Bélgica, 4 de Abril de 1826 - Bois-Colombes França, 20 de Janeiro de 1901) - foi um engenheiro elétrico belga.

Apesar de ser semi-alfabetizado e não ter conhecimentos avançados de matemática, em 1869, ele inventou a Máquima de Grammme, um dínamo (dispositivo que converte energia mecânica em energia elétrica) capaz de gerar tensão contínua, muito mais elevada do que os dínamos da época.

Em 1873 ele descobriu acidentalmente que o dispositivo era reversível. Quando ligado a uma fonte de corrente contínua, ele girava passando então a funcionar como um motor. A Máquina de Gramme foi o primeiro motor elétrico potente usado com sucesso na indústria.

Dínamo de Gramme
(1871).

Antes de sua invenção, os motores elétricos possuíam baixa potência e apenas eram usados como brinquedos ou curiosidades de laboratório.

Gramme faleceu em Bois-Colombes, França, e foi sepultado no cemitério do Père Lachaise em Paris.

Na cidade de Liège, há uma escola, batizada L'Institut Gramme.

Em 2005 ele terminou em 23º lugar na eleição de Le plus grand Belge (O Maior Belga), programa de televisão transmitido em língua francesa pela RTBF da Bélgica e inspirado no programa da BBC 100 Greatest Britons (100 Maiores Britânicos).

Zénobe Gramme
estátua no Musée des Arts et Métiers em Paris.



Túmulo de Zénobe Gramme.