Saltar para o conteúdo

Carisma: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Página marcada como sem fontes, usando FastButtons
Linha 14: Linha 14:
Nas igrejas cristãs carismáticas e [[neopentecostais]] dá-se ênfase à atuação específica de dons e revelações particulares dada à igreja ou a indivíduos mesmo por pessoas leigas. Crê-se no ministério e dons proféticos, dados por Deus com o propósito de entregar uma profecia, revelar algo sobre alguém, admoestar, edificar ou consolar um fiel ou toda uma igreja através de uma palavra de sabedoria ou de conhecimento.
Nas igrejas cristãs carismáticas e [[neopentecostais]] dá-se ênfase à atuação específica de dons e revelações particulares dada à igreja ou a indivíduos mesmo por pessoas leigas. Crê-se no ministério e dons proféticos, dados por Deus com o propósito de entregar uma profecia, revelar algo sobre alguém, admoestar, edificar ou consolar um fiel ou toda uma igreja através de uma palavra de sabedoria ou de conhecimento.


No [[Catolicismo]], o termo é especialmente aplicado aos [[sacramento]]s e à [[Crisma]]; nas [[igrejas evangélicas]] [[pentecostais]] e [[neopentecostais]], os dons [[carismáticos]] advém do [[Batismo no Espírito Santo]] e foram primeiramente difundidos pelas igrejas [[pentecostais]], em [[1906]] nos Estados Unidos na Rua Azuza e depois usados pelo movimento de [[Renovação Carismática Católica]], sendo um dos conceitos para exprimir sua origem e seus dons. Também existem Igrejas católicas não romanas que se assumem como carismáticas, caso da '''[http://igrejacatolicacarismatica.pt/ Igreja Católica Apostólica Carismática]'''. Neste sentido, o carisma é um dos [[Sete dons do Espírito Santo]] (Is 11.2), recebidos através do Batismo.
No [[Catolicismo]], o termo é especialmente aplicado aos [[sacramento]]s e à [[Crisma]]; nas [[igrejas evangélicas]] [[pentecostais]] e [[neopentecostais]], os dons [[carismáticos]] advém do [[Batismo no Espírito Santo]] e foram primeiramente difundidos pelas igrejas [[pentecostais]], em [[1906]] nos Estados Unidos na Rua Azuza e depois usados pelo movimento de [[Renovação Carismática Católica]], sendo um dos conceitos para exprimir sua origem e seus dons. Também existem Igrejas católicas não romanas que se assumem como carismáticas, caso da '''[http://igrejacatolicacarismatica.pt/ Igreja Católica Apostólica Carismática]'''. Neste sentido, o carisma são os dons Efusos do Espirito Santo, recebidos através da confirmação do batismo e efusão do Espirito Santo.


== Carácter Laico ==
== Carácter Laico ==

Revisão das 11h18min de 22 de maio de 2016

 Nota: Para outros significados, veja Carisma (desambiguação).

Carisma (do grego khárisma,atos, graça; favor, benefício, através do latim charísma,àtis, dom da natureza, graça divina) tem dois sentidos:

Em sentido teológico

Este termo é usado no Cristianismo - Catolicismo e igrejas evangélicas renovadas- para indicar um dos diversos dons espirituais ou graças especiais concedidos pelo Espírito Santo, àqueles desejosos de servir a Deus.

Os carismas também chamado Dons do Espírito Santo, segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, "são dons especiais do Espírito, concedidos a alguém para o bem dos homens, para as necessidades do mundo e, em particular, para a edificação da Igreja" (n. 160).

Os Carismas se enraízam dos 7 dons de santificação(Is 11.2): Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor a Deus [1]. No Novo Testamento são enumerados 9 dons do Espírito Santo: palavra de Sabedoria, palavra de Conhecimento (ciência), , dom da Cura, Operações de Milagres, Profecia, Discernimento de espíritos, Variedade de Línguas e Interpretação de línguas.

Estes geram diversas formas de atuação como instrumentos do próprio Deus (Espírito Santo) na Igreja para seus fiéis e para o mundo. Como exemplos, têm-se a vida religiosa contemplativa, apostólica, missionária e a vocação Sacerdotal (pastoral).

Nas igrejas cristãs carismáticas e neopentecostais dá-se ênfase à atuação específica de dons e revelações particulares dada à igreja ou a indivíduos mesmo por pessoas leigas. Crê-se no ministério e dons proféticos, dados por Deus com o propósito de entregar uma profecia, revelar algo sobre alguém, admoestar, edificar ou consolar um fiel ou toda uma igreja através de uma palavra de sabedoria ou de conhecimento.

No Catolicismo, o termo é especialmente aplicado aos sacramentos e à Crisma; nas igrejas evangélicas pentecostais e neopentecostais, os dons carismáticos advém do Batismo no Espírito Santo e foram primeiramente difundidos pelas igrejas pentecostais, em 1906 nos Estados Unidos na Rua Azuza e depois usados pelo movimento de Renovação Carismática Católica, sendo um dos conceitos para exprimir sua origem e seus dons. Também existem Igrejas católicas não romanas que se assumem como carismáticas, caso da Igreja Católica Apostólica Carismática. Neste sentido, o carisma são os dons Efusos do Espirito Santo, recebidos através da confirmação do batismo e efusão do Espirito Santo.

Carácter Laico

A palavra é amplamente utilizada para definir a influência e fascinação por alguma pessoa.

O carisma está ligado a forma da pessoa de ser e de agir.

Na Psicologia analítica junguiana, o carisma é considerado como uma qualidade das chamadas personalidades maná.

Ver também

Ligações externas